O que o hipotireoidismo congnito? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O hipotireoidismo congênito (HC) é um mal hereditário que impossibilita o organismo de gerar o hormônio tireoidiano T4, impedindo o crescimento e desenvolvimento do recém-nascido. O HC é a causa mais comum de retardo mental.
O que causa hipotireoidismo congênito?
HIPOTIREOIDISMO CONGÊNITO Trata-se de falha na produção ou na atividade dos hormônios tireoideanos. As causas mais comuns são os defeitos na formação da tireóide, seguidas pelos defeitos na síntese hormonal.
O que é hipotireoidismo no bebê?
O hipotireoidismo é uma redução na produção do hormônio da tireoide. O hipotireoidismo no recém-nascido pode ocorrer se houver um problema estrutural na glândula tireoide. Os sintomas podem incluir atraso no crescimento e no desenvolvimento com o passar do tempo.
Qual o tratamento para hipotireoidismo congênito?
O tratamento do hipotireoidismo congênito consiste na reposição diária do hormônio tireoidiano (levo-tiroxina, L-T4), na forma de comprimido. A dose é individualizada, sendo maior para o recém-nascido e com possibilidade de ser diminuída com o avanço da idade.
O que o hipotireoidismo pode causar no bebê?
“Quando o bebê não tem o aporte necessário dos hormônios tireoidianos nesse período, as consequências para a saúde dele podem ser irreversíveis como alterações da cognição, diminuição do quociente de inteligência, defeitos da fala e até retardo mental”, ressalta Dr.
O que causa tireoide em bebê?
Na maioria das vezes, isso se dá por uma falha no processo de formação do embrião, mas outros fatores podem contribuir para que esse problema apareça: além do histórico familiar, a falta de iodo na alimentação da gestante também pode impedir que a tireoide do bebê se forme corretamente (daí a importância da ...
Qual a diferença entre hipotireoidismo e hipotireoidismo congênito?
O hipotireoidismo congênito é uma doença responsável pela deficiência mental em várias crianças. O hipotireoidismo é uma doença causada por uma quantidade baixa de hormônios da tireoide.
O que o hipotireoidismo pode causar na criança?
Já nas crianças mais velhas e nos adolescentes os sintomas são parecidos aos do hipotireoidismo em adultos, como fadiga, constipação, pele áspera, ganho de peso, além de redução no crescimento e atraso no início da puberdade.
Como tratar o hipotireoidismo em criança?
Como tratar o hipotireoidismo na infância? Na maioria dos casos, as crianças e adolescentes precisarão tomar reposição do hormônio da tireoide por toda a vida. A reposição do hormônio da tireoide é administrada a crianças na apresentação em comprimidos, que podem ser esmagados, e dados em forma de pasta para os bebês.
Quem tem hipotireoidismo tem gravidez de risco?
Além de ter riscos para o bebê, a mulher com hipotireoidismo não identificado ou tratado tem maior risco de desenvolver anemia, placenta prévia, de ter hemorragia após o parto, parto prematuro e de ter pré-eclâmpsia, que é uma condição que tende a começar a partir das 20 semanas de gestação e causa pressão alta na mãe, ...
O que a tireoide pode causar na gravidez?
Quando a glândula da tireoide não funciona corretamente pode trazer sérios problemas durante a gestação. Na gestante, pode contribuir para o aumento de sangramentos, abortos prematuros, além de hipertensão. Já com relação ao bebê, pode causar problemas mentais, déficit cognitivo e aparecimento de bócio.
Quais sintomas de tireoide em bebê?
Os sintomas mais comuns do hipotireoidismo são cansaço, fraqueza, desânimo, câimbras frequentes, dificuldade de concentração e falhas de memória. Já o hipertireoidismo é o oposto: há muito T3 e T4 circulando, o que gera taquicardia, insônia, fome e suor excessivo.
Como saber se o bebê tem tireoide?
Os sintomas mais comuns são cansaço e sonolência constantes, constipação e problemas na alimentação, como dificuldade de deglutição. O hipotireoidismo pode estar presente desde o nascimento. Esses casos são chamados de hipotireoidismo congênito e ocorrem em cerca de 1 a cada 2 000 a 4 000 recém-nascidos.
Quais os exames mais indicado para diagnóstico do hipotireoidismo congênito?
O diagnóstico do hipotireoidismo congênito é feito durante a maternidade nos exames de triagem neonatal, normalmente por meio do teste do pezinho, em que são coletadas algumas gotas de sangue do calcanhar do bebê que são encaminhadas para o laboratório para que possam ser analisadas. Veja mais sobre o teste do pezinho.
Qual os sintomas de hipotireoidismo infantil?
Os sintomas mais comuns do hipotireoidismo são cansaço, fraqueza, desânimo, câimbras frequentes, dificuldade de concentração e falhas de memória. Já o hipertireoidismo é o oposto: há muito T3 e T4 circulando, o que gera taquicardia, insônia, fome e suor excessivo.
O que significa tireoide em criança?
Os hormônios tireoidianos têm um papel fundamental no desenvolvimento e crescimento infantil. Tanto a falta quanto o excesso desses hormônios podem trazer consequências para a saúde óssea da criança. A deficiência pode levar à diminuição do crescimento dos ossos, enquanto o excesso a um processo mais acelerado.
O que é TSH alto em crianças?
O hipotireoidismo subclínico (HS) é uma condição definida por dosagem de níveis de TSH acima do valor de referência estabelecido, com valores de T4 e T4 livre dentro da normalidade. Sua prevalência na faixa etária pediátrica é de menos de 2%.
Quem tem problemas na tireoide pode ter parto normal?
Resposta: A disfunção da tireoide deve ser tratada. Com a normalização da função tireoidiana não haverá problemas para engravidar.
Estou grávida e com hipotireoidismo?
A mulher pode não ter hipotireoidismo fora da gestação, mas apresentá-la durante a gravidez, pois a tireoide pode não conseguir produzir todo hormônio necessário à mãe e ao bebê. O tratamento é feito com administração do hormônio da tireoide sem complicações para mamãe e feto.
Quais os sintomas da tireoide na gravidez?
Os sintomas do hipertireoidismo na gravidez são calor, suor excessivo, cansaço, batimentos cardíacos acelerados e ansiedade, que muitas vezes dificultam o diagnóstico, pois esses sintomas são comuns na gestação, mas exames laboratoriais permitem diagnosticar com segurança e, assim, iniciar o melhor tratamento.