Os efeitos colaterais e estimulantes da alta ingestão de cafeína podem fazer seu coração bater mais rápido. Também pode levar ao ritmo cardíaco alterado, chamado fibrilação atrial, que foi relatada em jovens que consumiram bebidas energéticas contendo doses extremamente altas de cafeína.
Mas o que são recursos ergogênicos? São substâncias ou artifícios utilizados visando a melhora do desempenho. Existem cinco categorias: nutricionais, biomecânicos, psicológicos, farmacológicos e fisiológicos.
Segundo pesquisas, o consumo seguro diário para adultos sem nenhuma sensibilidade à cafeína é no máximo de 400 mg da substância por dia, o que equivale a cerca de 6 mg de cafeína por quilo de peso corporal. Confira a recomendação máxima por dia: 4 xícaras de café fresco (225 ml). 10 latas de refrigerantes de cola.
A nutricionista lembra que a ANVISA recomenda uma ingestão diária de até 400 mg de cafeína (aproximadamente 5,7 mg/kg). Essa quantidade não causaria preocupação com a segurança para adultos saudável, exceto mulheres grávidas. Nesse caso, o limite máximo de cafeína é de 200 mg diários.
Uma xícara de 230 ml de café coado pode conter de 95 a 165 miligramas de cafeína, e o café instantâneo, 63.