EQST

O Que O Diverticulo De Zenker?

O que é o Diverticulo de Zenker?

O divertículo de Zenker ou divertículo faringoesofágico é uma projeção sacular da mucosa e da submucosa da transição faringoesofágica, que se assenta acima do músculo cricofaríngeo, sendo um pseudodivertículo.

O que é divertículo Faringoesofagico?

O divertículo faringoesofágico é uma herniação da mucosa da parede posterior do hipofaringe e foi descrito inicialmente por Ludlow, há mais de 200 anos, e revisado pelo patologista alemão Zenker1. Desde então é chamado divertículo de Zenker (DZ).

Onde o divertículo se forma na faringe?

Divertículo de Zenker, também conhecido como divertículo faringoesofágico, é um pseudo-divertículo da mucosa da parede posterior da faringe, logo acima do músculo cricofaríngeo e abaixo do músculo constritor inferior da faringe ou do esfíncter esofágico superior (inicio do esôfago).

O que é uma Diverticulectomia?

Ressecção cirúrgica de um divertículo, em especial do tubo digestivo.

O que é o divertículo ileal?

O divertículo de Meckel é uma saculação congênita comum da borda antimesentérica do íleo que ocasionalmente sangra, torna-se inflamada ou causa obstrução. Menos de 25% dos divertículos contêm tecido gástrico heterotópico que secreta ácido clorídrico, que pode causar úlceras do íleo adjacente e sangramento.

O que é doença diverticular do cólon?

Diverticulite é uma doença intestinal marcada pela inflamação na parede interna do intestino. Ela pode ser leve, provocando sintomas como dor e estufamento da barriga — o tratamento aí costuma envolver remédio para diverticulite, repouso e hidratação.

O que é Zenker?

O divertículo hipofaríngeo (Zenker) é uma projeção sacular das camadas mucosa e submucosa da hipofaringe através do triângulo muscular de Killian. Tem baixa incidência, é mais comum em homens entre 60 e 70 anos de idade, e aumenta o risco de broncoaspiração.

O que é Diverticulectomia vesical?

O que e diverticulectomia? É a retirada do divertículo que se forma na bexiga. Esse diverticulo são “saculacões” que se formam devido a falhas na parede da bexiga ou esforço excessivo da musculatura vesical.

O que é um divertículo?

Os divertículos são pequenas bolsas que se formam com o passar dos anos na parede do cólon. A partir dos 70 anos de idade, sete entre cada dez pessoas terão divertículos - condição conhecida por moléstia diverticular do cólon.

O que é a intussuscepção?

A intussuscepção é a telescopagem de uma porção do intestino (intussusceptum) dentro de um segmento adjacente (intussuscipiens), causando obstrução intestinal e, às vezes, isquemia intestinal. O diagnóstico é feito por ultrassonografia. O tratamento é com enema de ar e, algumas vezes, cirurgia.

Como tratar a doença diverticular dos colons?

O tratamento consiste em antibióticos orais ou venosos, restrição dietética e algumas vezes emolioentes fecais. Nos casos graves há necessidade de cirurgia, onde usualmente uma parte do cólon (geralmente o cólon esquerdo ou o sigmóide) é removida e uma colostomia temporária pode ser necessária.

Como tratar doença diverticular do cólon?

O tratamento da diverticulite é baseado na utilização de antibióticos por via oral nos casos mais simples e por via venosa nos casos mais complicados, necessitando internação hospitalar. A grande maioria dos casos de diverticulite responde ao tratamento clínico em torno de sete a dez dias.

Qual o remédio caseiro bom para divertículos?

4 Remédios Caseiros para Diverticulite
  1. Farelo de Trigo. ...
  2. Chá de Carqueja com Gengibre. ...
  3. Suco verde com gengibre. ...
  4. Chá de Camomila com Valeriana.

O que causa diverticulite na bexiga?

Divertículos da bexiga adquiridos (geralmente estão presentes mais do que um) são causados por um bloqueio na saída de escoamento (tais como hipertrofia da próstata ou cicatrizes na uretra), pelo mau funcionamento da bexiga devido a uma lesão num nervo ou raramente, devido a uma cirurgia na bexiga.

Como tratar divertículo na bexiga?

Se for uma estenose uretral deve-se proceder seu tratamento, geralmente endoscópico ou por ressecção do segmento estreitado. O divertículo de bexiga, quando indicado a sua remoção pode ser feito por via aberta e por cirurgia minimamente invasiva: laparoscopia ou por cirurgia robótica.

Para que serve os divertículos?

O divertículo é um termo utilizado na medicina para caracterizar uma evaginação, semelhante a uma bolsa, produzida em órgão tubular. A sua localização mais comum é o intestino grosso. A presença de divertículos é denominada diverticulose, uma condição que tende a se manifestar após a meia-idade.

Quais os perigos da diverticulite?

Perfuração do intestino, que é uma complicação grave da diverticulite e que causa intensa inflamação da região abdominal; Obstrução intestinal, em que a inflamação impede a passagem de líquidos e fezes pelo intestino, o que provoca inchaço, cólicas abdominais e vômitos.

O que causa a intussuscepção?

A causa da intussuscepção é geralmente desconhecida. Os sintomas incluem episódios de dores estomacais e vômito que começam subitamente e vêm e vão diversas vezes por hora. Mais tarde, as fezes podem ficar sangrentas. Um enema opaco pode confirmar o diagnóstico e também tratar o quadro clínico.

Porque um intestino entra dentro do outro?

A invaginação intestinal, que também pode ser conhecida como intussuscepção intestinal, é uma condição grave na qual uma parte do intestino desliza para dentro de outra, podendo interromper a passagem de sangue para essa porção e causando obstrução, perfuração do intestino ou até morte dos tecidos.

O que vem a ser doença diverticular do cólon?

Doença diverticular do cólon é o nome dado à condição clínica em que há presença de divertículos , isto é, de saculações na parede do intestino grosso.