Também conhecida como Biologia, essa área que estuda a vida e os organismos vivos que habitam o nosso planeta. Um conhecimento que tem diferentes aplicações, como estudos e ações de preservação da fauna e flora.
Aqui, a maneira de ensinar é totalmente diferente da sala de aula presencial, por isso os profissionais interessados nessa modalidade devem fazer cursos para entender as ferramentas, a pedagogia e a dinâmica própria do EAD.
Quem busca por um curso de licenciatura em Ciências Biológicas se capacita para realizar pesquisas em universidades e centros especializados e para lecionar turmas do Ensino Fundamental e Médio.
Em 2015, a publicação da Resolução do Conselho Nacional de Educação (Resolução CNE/CP nº 02/2015) reforçou, no seu artigo onze, que a formação inicial requer projeto com identidade própria de curso de licenciatura articulado ao bacharelado. A diretiva de articulação da Resolução CNE/CP nº 02/2015 somou forças à política formativa tradicionalmente empreendida pelo curso de Ciências Biológicas: a formação do biólogo articulando as graduações Bacharelado e Licenciatura.
O profissional de Biologia é um entusiasta da natureza e das formas de vida existentes. Por isso, tem interesse em conhecer sobre plantas, animais e processos biológicos e compreender os desdobramentos de sua interação com os seres humanos.
Em ambas as graduações, para ser um bom profissional, o estudante deve ser observador, ter senso crítico e capacidade para o ensino e a pesquisa, entre outras características.
O curso de Ciências Biológicas (Licenciatura) forma profissionais com o título de Licenciado em Ciências Biológicas, com capacidade para atuar em atividades próprias ao campo do biólogo, como professor de Ciências e Biologia, promovendo o desenvolvimento das ciências naturais, da conservação biológica e da biotecnologia.
Pode, por exemplo, oferecer soluções ambientais para empresas; pesquisar conteúdos para produtoras de TV e de publicidade; colaborar na criação de relatórios ou documentários; ajudar na preparação curricular de diversos tipos de curso.
O ingresso independente não eliminou o tratamento integrado dispensado às graduações para a formação do biólogo. A formação do Bacharel e do Licenciado concretizadas na arquitetura curricular desenvolvida possibilita, respeitadas as restrições, a obtenção dos dois graus.
A graduação dura quatro anos, em média. Há atualmente 80 mil alunos matriculados no curso ? um número impressionante que dá a ideia da concorrência que os interessados terão de encarar pela frente.
A graduação em Ciências Biológicas reúne conhecimentos de áreas como agronomia e meio ambiente, biotecnologia, zoologia e engenharia genética. O curso também conta com disciplinas como História da Educação no Brasil, que capacitam o profissional para a docência.
Em 1980, foi criada a Habilitação para o magistério em Biologia, para os alunos que, após concluírem a Licenciatura Curta - estrutura comum para a formação de professores de química e matemática, optavam pela área da Biologia. Em 1987, foi extinta a Licenciatura Curta, implantado o Curso de graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura Plena, que habilita para o magistério das séries iniciais o professor de Ciências e, para o ensino médio, o professor de Biologia.
Administração pública abre periodicamente concursos federais ou estaduais para cargos em reservas ambientais, áreas de proteção, fiscalização urbana e sanitária, fiscalização de grandes obras (barragens, minérios), etc.
Os licenciados em Ciências Biológicas também podem atuar com a administração de estabelecimentos escolares de nível fundamental ou médio ? na supervisão, coordenação ou direção.
Para chegar lá, os licenciados precisam investir em pós-graduação, de preferência mestrado e, se possível, doutorado. Nas universidades públicas é necessário ser aprovado em um concurso público, que costuma ser bastante concorrido.
A ênfase na pesquisa, na extensão e no ensino permeiam a formação inicial do professor. As discussões acerca da docência já figuram desde os primeiros períodos. O profissional formado pelo curso é detentor de fundamentação teórica e prática básica, de perfil transformador da realidade em benefício da sociedade, que pauta suas ações pelos referenciais éticos e legais da atividade profissional e atua contribuindo com a qualidade do ensino de Ciências e de Biologia.
A atividade pode ser desempenhada por licenciados em Ciências Biológicas, desde que eles invistam em um curso de formação em gestão ambiental (uma pós-graduação ou um curso livre).
Em suma, a proposta do curso é assegurar que o biólogo tenha todos os conhecimentos técnicos da área, comumente adquiridos em um curso de bacharelado, mas vai além. Por essa razão, possibilita que o profissional assuma o papel de educador e contribua para a formação dos estudantes do país.
Para atuar na área é preciso saber se expressar bem, transmitir conceitos de forma didática, ter conhecimento aprofundado sobre os grandes temas da Biologia desenvolver um sistema pedagógico de aprendizado ? algo que os licenciados normalmente aprendem na faculdade!
O egresso da licenciatura em Ciências Biológicas tem ainda outra característica relevante: o desejo de atuar na área da Educação que, por sua vez, deve refletir sua habilidade para transmitir o seu conhecimento de forma clara e adequada.
O biólogo formado em Licenciatura em Ciências Biológicas possui uma área de atuação diversificada que inclui as atividades de pesquisa em todas as áreas das Ciências Biológicas, além da docência na Educação Básica - nas séries iniciais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio - atividade esta restrita ao licenciado, e ainda na docência no Ensino Superior. Exerce, também, atividades correlatas à docência para o Ensino Formal e Não Formal. Pode ainda atuar na extensão, desenvolvimento, demonstração, treinamento e condução de equipe educacional; no provimento de cargos e funções de ensino, além de prestar assistência, assessoria e consultoria no campo educacional.
Ciências Biológicas também está disponível em grau de bacharelado em 240 faculdades. Com a mesma duração da licenciatura, tem uma formação mais orientada à atuação fora das salas de aula.
O Plano de Expansão da UFU para o período 2008-2012, com recursos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) possibilitou o ingresso a primeira turma do Curso de Licenciatura Noturno (25 vagas) no primeiro semestre de 2009.
Curiosidade e investigação são as palavras-chave para uma aula de sucesso
O que ensinar em Ciências
7 habilidades que todo professor qualificado tem ou precisa desenvolver
O bom professor e uma boa professora precisa ter uma prática reflexiva para ser capaz de aprimorar seus planejamentos, seu entendimento do contexto no qual está inserido, compreender o seu aluno e sua aluna e, principalmente, ser capaz de ensiná-lo(a) a fazer mais perguntas do que apenas dar respostas prontas e ...
Conhecimentos Técnicos e Especialidades: Escreva aqui as tecnologias, técnicas ou áreas do conhecimento que você domina e com as quais já trabalhou. Experiência Profissional: Escreva aqui sobre as suas últimas experiências profissionais, não esquecendo de citar: empresa, cargo e período.