Para Marcelino (2002), existem varias barreiras para a pratica do lazer tais como: fator econômico, faixa etária, violência, o mau planeamento urbano, a falta de estrutura da periferia.
Como foi abordado neste capítulo o lazer pode ser entendido como um conjunto de ocupações que o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, de forma desinteressada, sem fins lucrativos, seja para sociabilizar, seja para repousar, divertir-se, recrear-se, desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua ...
O lazer precisa ser entendido como um tempo que pode ser privilegiado para vivência de valores que contribuam para mudanças de ordem moral e cultural, necessárias para solapar a estrutura social vigente. ... Nesse sentido, as atividades de lazer culturais e educacionais estão sendo cada vez menos praticadas.
Na realidade, não é livre para gozar o seu tempo disponível; seu consumo das horas de lazer está determinado pela indústria, como acontece às mercadorias que compra; seu gosto é manipulado, quer ver e ouvir o que se lhe obriga a ver e ouvir; a diversão é uma indústria como qualquer outra, fazendo-se o consumidor ...
O lazer torna-se um produto de consumo. ... Daí parte serviços e produtos como a aquisição de instrumentos que facilitem o trabalho manual até revistas especializadas. c) Atividades artísticas – prática de todas as formas de cultura, como cinema, teatro, exposição, literatura, dança.
O lazer expressa de maneira direta os costumes de uma certa classe. Ou seja, as atividades de lazer condiz com a condição econômica das pessoas. Nos momentos de descontração as pessoas de classes sociais mais baixas, por terem menos condição financeira, irão buscar passeios ou hobbies de baixo custo.
A noção de consumo, por sua vez, abarca, neste artigo, a aquisição, a posse e/ou o uso (incluindo a exibição) de bens ou serviços. Ela refere-se sempre ao varejo e ao consumo final.
Resposta: Lazer na sociedade capitalista significa consumo e não descanso. Portanto, o não trabalho é também necessário para o sistema capitalista, para a sociedade do consumo. O estudante se aliena aos estudos da mesma maneira com que o trabalhador se aliena ao trabalho.
Resposta: são três o tempo livre, atividade, atitude, bem é obrigação dos estados e municípios garantir uma vida saudável para pessoa ou seja lazer, fazer alguma coisa que a pessoa gosta como fazer zumba ou corre.
O “tempo livre” no capitalismo, em tese, é o tempo que as pessoas passam fora dos seus trabalhos. ... O “tempo livre” no capitalismo, em tese, é o tempo que as pessoas passam fora dos seus trabalhos. Apesar de aparentemente este conceito ter uma definição simples é necessário problematizar essa questão.
Na sociedade capitalista o trabalho se caracteriza pela exploração do trabalhador com o objetivo de extração da mais-valia pelos donos dos meios de produção . O trabalho se torna estranho ao indivíduo, por assim dizer, alienado.
São características clássicas do capitalismo: Propriedade privada: consiste no sistema produtivo vinculado à propriedade individual. Lucro: é o principal objetivo capitalista, proveniente do resultado da acumulação de capital. ... Divisão de classes: esse é um dos pontos mais polêmicos do capitalismo.
O conceito de trabalho é geralmente entendido como a atividade humana realizada com o objetivo de produzir uma forma de obtenção de subsistência. O trabalho é definido por Karl Marx como a atividade sobre a qual o ser humano emprega sua força para produzir os meios para o seu sustento.
O capitalismo é um sistema econômico que visa ao máximo lucro e ao predomínio da propriedade privada. O Capitalismo é um sistema em que predomina a propriedade privada e a busca constante pelo lucro e pela acumulação de capital, que se manifesta na forma de bens e dinheiro.