EQST

O Que Leso De Baixo Grau No Tero?

O que é lesão de baixo grau no útero?

No colo do útero são chamadas de Lesões Intra-epiteliais de Baixo Grau/Neoplasia Intra-epitelial grau I (NIC I), que refletem apenas a presença do vírus, e de Lesões Intra-epiteliais de Alto Grau/Neoplasia Intra-epitelial graus II ou III (NIC II ou III), que são as verdadeiras lesões precursoras do câncer do colo do ...

O que é lesão intraepitelial escamosa de baixo grau?

Essa lesão de baixo grau ou neoplasia intraepitelial cervical grau 1 ou simplesmente NIC 1 é uma lesão provocada pelo HPV, um vírus sexualmente transmissível. Essa lesão geralmente é provocada pelo HPV de alto risco. No caso da NIC 1, a colposcopia e biópsia não é necessária.

O que é lesão intraepitelial escamosa de alto grau Hsil?

HSIL é uma sigla em inglês para lesão intraepitelial de alto grau. é uma alteração importante, causada pelo vírus HPV, que pode evoluir para um tumor de colo de útero e que merece uma investigação maior, mas não quer dizer que você vá precisar tirar o útero necessariamente.

O que é esse lesão intraepitelial de alto grau?

Historicamente compreende a uma lesão com certa preservação da estrutura do epitélio de origem (epitélio escamoso). Normalmente é um processo autolimitado, causado por vários sorotipos de HPV (tanto de alto como de baixo risco oncogênico).

O que causa lesão intraepitelial de alto grau?

Os dois principais fatores associados com o desenvolvimento de lesões de alto grau e câncer do colo do útero são o subtipo de HPV e a persistência do vírus. Fatores ambientais (por exemplo, tabagismo) e influências imunológicas (da defesa do organismo) também parecem desempenhar um papel.

Qual o tratamento para lesão intraepitelial de alto grau?

Todas as mulheres com lesões de alto grau (NIC 2 ou NIC 3) devem ser tratadas com crioterapia ou CAF. Deve-se cumprir rigorosamente os protocolos de conduta e as pacientes devem marcar uma consulta de seguimento 9 a 12 meses depois do tratamento (ver capítulos 12 e 13).

O que é NIC 3 tem cura?

A NIC III é a real lesão precursora do câncer e requer sempre tratamento, por excisão. As taxas de cura são altas, com baixo risco de recidiva.

O que causa o NIC 3?

Os graus mais graves da NIC (2 e 3) apresentam uma maior proporção da espessura do epitélio composto de células indiferenciadas. A infecção persistente, provocada por um ou mais dos subtipos oncogênicos de papilomavírus humano (HPV), é uma causa necessária da neoplasia cervical.

Como se pega NIC 3?

O NIC III é uma lesão subclinica do colo uterino, isto é, ela não dá sintomas. Se a paciente tem sangramento ou corrimento associado ao NIC 3, esses sintomas não são devido a está lesão. A paciente somente terá sintomas quando a lesão se tornar uma lesão invasora ou câncer.

O que é NIC 3 no útero?

Na Neoplasia Intra-epitelial Cervical Grau III (NIC III) – Alto Grau, o desarranjo é observado em todas as camadas, sem romper a membrana basal. A coilocitose, alteração que sugere a infecção pelo HPV, pode estar presente ou não.

Qual as chances de Nic 3 virar câncer?

- 1/3 das pacientes com Nic 3 irá ter regressão da doença . - aproximadamente 12% das mulheres com NIC 3 irão desenvolver câncer . Assim,mantenha seguimento de perto com seu médico, discuta procedimentos e tire suas dúvidas.

Quem tem NIC 3 tem que fazer quimioterapia?

A conização é terapêutica pois irá retirar a peça cirúrgica acometida pelo NIC 3, dando chances de cura a você. Após a conização faça o seguimento correto conforme a orientação do seu médico. Você precisará colher o Papanicolaou, realizar a colposcopia e biópsia se necessário. Não é necessário radio ou quimioterapia.

Quanto tempo demora para HPV virar câncer?

Geralmente, o HPV leva de 2 a 8 meses após o contágio para se manifestar, podendo levar muitos anos até o diagnóstico de uma lesão pré-maligna ou maligna.

Quem tem HPV terá câncer?

A grande parte das pessoas, homem e mulheres, que possuem o HPV nunca terão lesões pelo vírus e não terão câncer de colo uterino.

Qual o tipo de HPV que causa câncer?

O HPV é transmitido principalmente por contato sexual. A maioria das pessoas é infectada logo após o início da atividade sexual. O câncer do colo do útero é causado por infecção sexualmente adquirida com certos tipos de HPV. Dois tipos de HPV (16 e 18) causam 70% dos cânceres do colo do útero e lesões pré-cancerosas.

Quais as formas de se contrair HPV?

O HPV é predominantemente transmitido por relações sexuais. A maioria dos homens e mulheres sexualmente ativos é infectada em algum ponto da vida, mas o momento mais provável para contrair o vírus é logo no início das atividades sexuais.

Quais são os perigos do HPV?

Além das verrugas genitais, o HPV é o principal responsável pelo câncer de colo uterino. “Entre 3% e 10% das mulheres infectadas por HPV podem desenvolver câncer de colo do útero se não forem acompanhadas de forma adequada”, orienta o ginecologista.