A Maioria dos alto falantes automotivos são de 2ohms, 4ohms, 2+2ohms ou 4+4ohms e os profissionais são de 4ohm e 8ohms. De uma maneira bastante resumida, impedância pode ser definida como a resistência elétrica (medida em Ohms) de um circuito por onde passa uma corrente alternada. ...
Para saber a impedância desta ligação, basta apenas somar todas as impedâncias dos alto falantes resultando no valor que o módulo deverá ter para essa ligação (no exemplo, 2 alto falantes de 2 Ohms cada foram ligados em série resultando em 4 Ohms).
Para fazer a ligação em série, basta unir com um cabo/fio o positivo de um alto falante(ou bobina) com o negativo de outro alto falante (ou bobina). Entre dois alto falantes ou duas bobinas do alto falante, A impedância é somada: Alto Falante de 4 ohms + Alto Falante de 4ohms = Resultado final 8 ohms.
Para escolher meu módulo amplificador, vamos utilizar como base somente a capacidade normal da bateria. Vamos lá! Para não ficar pesquisando vários módulos no mercado, podemos fazer a seguinte conta para facilitar a procura: amperagem X 20 = potencia de módulo que vou procurar. No exemplo: 60 amperes x 20 = 1200.
Uma regra simples consiste em se levar em conta que para cada 100 W de potência de áudio RMS são necessários 14,5 ampères de corrente. 1 - A potência RMS é medida injetando uma onda senoidal no amplificador sob carga nominal (Z).
Começaremos assim com o cálculo prático: Sendo assim o mínimo recomendado para o funcionamento correto do módulo a 12,6V é de 80 Amperes. Adicionando os 30% do sistema do carro, a bateria ideal teria que fornecer um total de 104 Amperes.
São 3 cálculos que devem ser feitos: POTÊNCIA é a multiplicação da CORRENTE com a TENSÃO, ou seja, uma bateria com 2000 Watts RMS de potência e a tensão de 12,6 volts, geralmente o padrão da bateria, temos: 2000/12,6 que resulta em 158 A (ampères).
Para dimensionar uma fonte para um sistema de som automotivo sem bateria, basta utilizar como base a soma do valor do consumo máximo musical de todos os módulos amplificadores.
Pode parecer exagerado 58 amperes para gerar 400 Watts RMS de Áudio. Vamos explicar a razão. Amplificadores automotivos geram muito calor e isso consome energia.
Essas baterias funcionam acumulando energia para repassar ao sistema de som e o potencializa. A bateria automotiva precisa ser de uma marca de qualidade, assim como a bateria moura, bateria tudor ou bateria heliar, que são as mais conhecidas do mercado.
As fontes de som automotivo são responsáveis por transformar a energia proveniente da tomada de 110v ou 220v na tensão de trabalho das baterias de 12, 6v. ... Algumas pessoas gostam de utilizá-las ligadas diretamente ao módulo amplificador, ou para trabalhar em conjunto com a bateria permitindo maior tempo de uso do som.
Procure pelas informações de quantos Watts ela precisa no manual ou no site da fabricante. É comum que as próprias empresas sugiram uma fonte mínima para usar a placa, como 400W, 450W ou até 600W. Mas você pode usar a indicação real de consumo de energia para colocar na conta uma fração desses valores.