O que diz a psicologia sobre o cime? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O ciúme é uma emoção provocada por uma sensação de ameaça. Ele torna-se patológico quando a desconfiança não tem fundamento, podendo levar a pessoa a cometer atos agressivos. ... Porém, se examinado minuciosamente, o ciúme é percebido como um sentimento voltado para a própria pessoa que teme a perda do outro.
O que o ciúme pode causar no relacionamento?
A pessoa extremamente ciumenta ou não confia o suficiente no parceiro ou tem autoestima baixa. Ela procura sabotar qualquer possibilidade do parceiro encontrar outra pessoa porque, na cabeça dela, indivíduos solteiros são ameaça. Esta conduta controladora gera brigas e discussões frequentes, desgastando a relação.
Quando o ciúme se torna doentio?
Os extremos da possessividade e da tentativa de controlar o outro são alertas para um tipo de ciúme patológico, que pode beirar o descontrole e ter consequências graves, este sentimento, quando se torna doentio ganha o nome de “Síndrome de Otelo”.
O que fazer para se livrar do ciúmes?
Conheça 10 passos para deixar de sentir ciúmes:
Assuma que sente ciúmes. Negar o sentimento não ajuda em nada. ...
Reflita sobre seus motivos. ...
Fale sobre o assunto. ...
Analise seus antigos relacionamentos. ...
Valorize-se. ...
Faça coisas sozinhas ou só com seus amigos. ...
Não se compare com ex. ...
Não fique emburrada, fale!
Mais itens...
Como identificar o ciúme patológico?
No ciúme patológico, são diversas as emoções experimentadas, como ansiedade, depressão, raiva, vergonha, humilhação, culpa e desejo de vingança. Vulnerável e muito desconfiado, com autoestima muito rebaixada, o portador tem como defesa um comportamento impulsivo, egoísta e agressivo.