A dilaceração radicular é uma anomalia dentária de forma caracterizada por uma curvatura anormal na raiz em relação a coroa do dente, pode ser encontrada na literatura como acotovelamento dentário, fratura traumática intrafolicular, luxação traumática intrafolicular, desvio ou curva na relação linear da coroa de um ...
Não há alteração no número de dentes. Concrescência: Nesse tipo de união dentária, a ligação se dá através do cemento (raízes) e não há união da porção dentinária. Mais frequente em terceiros molares. ... É mais comum em dentição decídua (de leite) e há a diminuição na contagem dos dentes, visto que dois dentes viraram um.
Fusão dentária é um tipo de anomalia dentária caracterizada pela união de dois germes dentários, ou seja, pela união de dois ou mais dentes durante o crescimento. Nesses casos, os dentes são unidos pela dentina e esmalte, gerando a sensação de um dente maior que o normal.
V- Taurodontia. ( ) É a fusão de dois dentes a partir de um único órgão do esmalte. ... ( ) O dente apresenta coroa alongada ou furca apicalmente deslocada, resultando no aumento da câmara pulpar.
A cor dos dentes pode variar do cinza ao violeta ou castanho-amarelado, mas em todos os casos apresentam uma tonalidade opalescente ou translúcida. A hipoplasia do esmalte pode ser definida como uma formação incompleta ou defeituosa da matriz orgânica do esmalte.
6. Anomalias que ocorrem durante os Estágios de Iniciação e Proliferação Geminação (Anomalia de Forma) Tentativa de divisão do germe dental por invaginação, resultando na formação incompleta de dois dentes.
Agenesia dental é uma anomalia caracterizada pela ausência congênita de dentes, desde que comprovada por meio de radiografias.
É ainda difícil de definir o que causa a agenesia dentária, mas a teoria mais aceita é de que seja por conta de alguma alteração na expressão dos genes. Assim, acontece uma deficiência genética. Mas, além disso, há também fatores ambientais que podem estar ligados à agenesia.
A agenesia do corpo caloso é uma doença causada por um defeito congênito que consiste numa ruptura da migração das células cerebrais durante o desenvolvimento fetal, que pode ocorrer devido a defeitos cromossômicos, infecções virais na mãe, exposição do feto a certas toxinas e medicamentos ou devido à presença de ...
A luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência se torna ainda mais difícil quando a condição é rara, como a Agenesia de Membros, que é o desenvolvimento incompleto de um membro ou parte do corpo, causada por síndromes, doenças raras ou amputação na gestação.
O termo disgenesia do corpo caloso refere-se a uma má-formação deste com origem na embriogênese do telencéfalo. O relato analisa os achados de tomografia computadorizada e ressonância magnética em 11 pacientes com disgenesia calosa e em um caso de corpo caloso normal com lipoma associado.
Ela pode ser total (quando nenhuma das partes do corpo caloso é formada), parcial (quando apenas uma parte dele é formada), encurtamento (ele existe, porém em formato reduzido) e/ou desenvolvimento incompleto. A sua ausência pode ou não apresentar sintomas na vida do paciente.
→ Funções do cerebelo O cerebelo está relacionado com diversas funções, sendo as principais a coordenação dos movimentos e a participação no equilíbrio do corpo. O cerebelo está também relacionado com o controle do tônus muscular.
Os dois lóbulos laterais lembram os dois hemisférios do cérebro e às vezes são chamados de hemisférios cerebelares. A principal função do cerebelo é a coordenação dos movimentos corporais por meio do controle integrado dos músculos, incluindo equilíbrio e postura.
→ Funções do cérebro O cérebro está relacionado com a inteligência, linguagem, consciência, memória, entre outros. Além disso, é capaz de processar informações dos sentidos juntamente a outras estruturas do encéfalo, iniciar movimentos e influenciar o comportamento emocional.
O cérebro é um órgão do sistema nervoso central muito importante para o funcionamento do corpo. Esse órgão constitui a maior parte do encéfalo, representando cerca de 80% da massa total dessa estrutura. O cérebro está relacionado com a inteligência, linguagem, consciência, memória, entre outros.
O cérebro funciona transmitindo de informações entre neurônios (ou outras células receptoras ou efetoras) mediante impulsos eletroquímicos. ... Podemos imaginar nosso cérebro como um fio longo que conecta o corpo inteiro com o cérebro.
As principais funções cognitivas são: percepção, atenção, memória, linguagem e funções executivas. É a partir da relação entre todas estas funções que entendemos a grande maioria dos comportamentos, desde o mais simples até as situações de maior complexidade, e que exigem atividades cerebrais mais elaboradas.
Cognição é uma função psicológica atuante na aquisição do conhecimento e se dá através de alguns processos, como a percepção, a atenção, associação, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem. ... Ela começa com a captação dos sentidos e logo em seguida ocorre a percepção.
A cognição inclui diferentes processos cognitivos, como a aprendizagem, atenção, memória, linguagem, raciocínio, tomada de decisões, etc., que fazem parte de nosso desenvolvimento intelectual e experiências.
O processo do conhecimento se dá na interação entre sujeito e objeto, esta interação Piaget (1973) chama de assimilação e acomodação. ... Para Piaget (1973) o desenvolvimento cognitivo é dividido em quatro estágios. O estágio Sensório motor vai aproximadamente entre 0 à 24 meses.