Água quanto mais pura melhor, de preferência, a destilada. Ou melhor ainda: como hoje deve-se usar 50% de água, 50% de um aditivo chamado etilenoglicol, o melhor é comprar o líquido pronto, que já existe no mercado, nos postos, nas casas de peças, nas concessionárias.
O propósito aqui é aumentar o desempenho do sistema de arrefecimento. Ao completar o nível do reservatório do radiador com água e fluido na proporção correta, temos como resultado uma solução com ponto de ebulição mais elevado, o que melhora a capacidade de resfriamento.
O radiador do seu carro tem uma vida útil limitada, mas não há um número definido de anos. Muito dependerá de quão bem você mantém o sistema de refrigeração. Se você tiver seu refrigerante drenado e cheio regularmente, e nunca correr água diretamente no radiador, ele deve durar muito tempo (por pelo menos uma década).
A válvula termostática é uma delas e por isso a recomendação que fazemos aos nossos clientes é a substituição preventivamente a cada 30.
Se o radiador precisar ser trocado, devido ao acúmulo de sujeira ou furos, o custo pode variar entre R$ 240 e R$ 1.
O superaquecimento do motor pode danificar o radiador. A temperatura pode ser acompanhada pelo ponteiro do termômetro no painel do veículo. Temperatura acima de 100 graus Celsius é sinal de problema. A válvula termostática pode apresentar problemas, como travamento.
A recomendação mais comum dada pelas montadoras é de realizar a troca do aditivo do radiador a cada 30 mil quilômetros rodados, a cada 12 meses ou o que ocorrer primeiro. Verifique os níveis mínimo e máximo do reservatório. Se houver alguma perda de líquido, pode ser sinal de vazamentos no sistema.
O radiador deve ter pelo menos 1 litro de aditivo e o restante deve ser completada com água pura, dessa forma o aditivo deve ser misturada a água do radiador, os fabricantes devem indicar o melhor para o seu veículo. Evite marcas desconhecidas, já que as porcentagens das substâncias podem ser diferentes.
O período para realizar a troca do aditivo para radiador é, em média, de um ano ou a cada 30 mil quilômetros rodados. Essa troca pode ser feita, facilmente, em um posto de gasolina por algum frentista. O processo não leva mais do que alguns minutos e garante a segurança do carro – e a sua – por muito mais tempo.
Cor: Azul/Verde/Amarelo; Proporção: 40% até 60%. Prós: Evita a corrosão em radiadores de alumínio e em blocos e cabeçotes de alumínio, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento.
Então, a diferença entre aditivo e fluido é clara: enquanto o aditivo está preparado para oferecer uma maior durabilidade, proteção e desempenho, o fluido não oferece a mesma eficiência.
Para determinar que tipo já está em seu veículo, você pode procurá-lo no manual do proprietário ou encontrar o aditivo mais comumente usado para a sua marca e modelo do carro. Também é possível dizer que tipo de aditivo está no carro pela cor. Mistura de produtos irá diminuir a vida útil do sistema de arrefecimento.
6 Litros Aditivo Radiador Para Arrefecimento Volkswagen Up!
Antidesgaste: ele consegue reduzir o desgaste das peças que compõem o motor. Antiespumante: reduz e previne a formação de espuma estável, que pode gerar desperdício. Antioxidante: diminui a velocidade da decomposição por oxidação do lubrificante, mantendo suas propriedades por maior tempo.
ACDelco Flex Power é o melhor e mais completo aditivo para o motor do seu carro. Como Usar? Adicionar 01 frasco do aditivo de combustíveis ACDelco FlexPower a cada quatro abastecimentos ou a cada 200 litros, sempre com o tanque cheio.
Qual o melhor aditivo para diesel