A introdução da redação do Enem, geralmente, está dividida em duas partes: contextualização e tese. A contextualização é onde se apresenta o tema ao leitor. É possível começar definindo os conceitos principais, fazendo um percurso histórico, fazendo alusão a algum acontecimento recente.
Portanto, o modelo de estrutura de redação que sugerimos aqui é de 4 parágrafos: um de introdução, dois de desenvolvimento e um de conclusão. Tanto a introdução quanto a conclusão necessitam sempre de apenas um parágrafo. Enquanto isso, o desenvolvimento tem um número variável de parágrafos.
Parágrafos: Uma redação de 20 a 30 linhas deve conter, no mínimo, quatro parágrafos e, no máximo, cinco. Um parágrafo para introdução, de dois a três parágrafos de desenvolvimento, e um para a conclusão. 5. Objetividade: Não se esqueça da objetividade: o enfoque do assunto deve ser direto, sem rodeios.
Para a ABNT uma introdução correta deve ter:
O leitor deve ter uma idéia de uma questão de investigação clara, que terá uma resposta razoavelmente satisfatória até o final do trabalho. A questão pode tomar 2 parágrafos, no processo de fazer uma introdução.
A introdução deve compor, no máximo, 10% do conteúdo total. Ou seja, em um artigo de 2.
Então, de forma concisa, escreva sobre a metodologia usada no TCC e identifique o tipo de pesquisa e os instrumentos utilizados para desenvolver seu trabalho. Para finalizar, não esqueça de usar as informações da introdução no resumo e também no sumário de seu trabalho.
Uma boa introdução deve ter no máximo 10 parágrafos contendo os principais elementos de seu trabalho, neste caso pode colocar citações de autores sem que o conteúdo fuja do assunto abordado.