Historiadores e filósofos entendem que a cultura não possui transparência de significação, por isso utilizam descrições e contribuições da Antropologia e da Etnologia. Na realidade a Cultura tem um reconhecimento de um nome aplicável a um campo semântico, e tal como, em contínuo processo de ampliação e complexificação.
A origem histórica e cultural do que compreendemos atualmente como ocidente e como oriente é oriunda ainda da civilização greco-romana, localizada na Europa, num contexto de advento do cristianismo.
Geograficamente, o Meridiano de Greenwich, a Linha do Equador de pé, divide o mundo em Oriente (também chamado de Leste) e Ocidente (tcd Oeste). Mas quando falamos Oriente, assim, com mais pompa, ecos, negritos e itálicos, não estamos nos referindo apenas à divisão geográfica, mas também a religião, valores e cultura.
Resposta. Resposta: Originalmente, a expressão indicava as áreas da Europa tradicionalmente católicas ou protestantes. A diferença entre o Ocidente e a sua contrapartida o Oriente é mais velha: no Império Romano já havia diferença entre a parte ocidental latina e o parte oriental, dominada pelos gregos.
O conceito da parte ocidental do mundo tem sua origem na civilização greco-romana na Europa, com o advento do cristianismo.
Resposta. Resposta: Meridiano de Greenwich, a Linha do Equador de pé, divide o mundo em Oriente (também chamado de Leste) e Ocidente (tcd Oeste).
No sentido cultural contemporâneo, o mundo ocidental inclui a maior parte da Europa, além de muitos países de origem colonial europeia nas Américas e na Oceania, como Estados Unidos, Canadá, México, Austrália, Nova Zelândia, entre outros.
Na cartografia, por convenção, o lado oeste fica situado ao lado esquerdo dos mapas. Também pode ser chamado por Poente e Ocidente. Dividindo ao meio o planisfério pelo meridiano de Greenwich, ficam situados no hemisfério ocidental todo o continente americano e alguns países da Europa e da África.
O hemisfério oriental fica a leste da longitude 0° e a oeste da longitude 180°. Ele inclui quase toda a Europa, a Ásia e a maior parte da África e da Oceania.
Oriente (do latim oriente) significa "o lado do sol nascente", "o leste", "o levante". Por extensão, é usado tradicionalmente por ocidentais para se referir ao Oriente Médio (também conhecido como Oriente Próximo), ao Extremo Oriente ou a todo o mundo oriental.
Oriente é um dos pontos de orientação pelo Sol, é o lado do horizonte onde o Sol aparece pela manhã e que indica o leste ou oriente (que significa nascente). Oriente, na conotação política, é o conjunto dos países situados a leste da Europa e compreende a Ásia, parte da África e parte da Europa (o leste europeu).
Leste (L): o lado onde o sol nasce no horizonte pela manhã indica o leste. Oeste (O): o lado onde o sol se põe no horizonte indica o oeste. Norte (N): o lado que fica a sua frente ao estender o braço direito na direção em que o sol nasce.
A Antiguidade Oriental, dessa forma, refere-se à história dos povos que habitaram o Oriente Médio e o Norte da África, sendo eles principalmente os Mesopotâmicos, os Egípcios, os Persas, os Fenícios e os Hebreus.
Utilizando-se da informação de que o Sol nasce sempre a leste e se põe a oeste, pode-se descobrir o norte estendendo-se o braço direito na direção do sol nascente (leste) e o braço esquerdo na direção do sol poente (oeste).
Esse fenômeno ocorre devido ao fato que o eixo de rotação da Terra está inclinado em cerca de 23 graus em relação a uma reta perpendicular ao plano de órbita da Terra ao redor do Sol, como mostra a Figura abaixo.