A mesa de frios é prática e versátil ao atender vários tipos de gostos. Desde queijos e embutidos até pães, torradas, azeitonas, frutas, palmito… opções não faltam! Porém muitas pessoas acabam ficando com dúvidas ao organizar esse tipo de mesa. Por isso, veja como montar um cardápio para você apostar e inserir no planejamento de sua festa de aniversário, casamento ou qualquer outra celebração. Olha só:
Quando se tratar de eventos maiores, o ideal é ter uma mesa completa. Já quando for uma reunião pequena entre familiares ou colegas, é possível organizar tábuas menores. Sendo assim, veja agora diversas opções de mesas para frios.
Para pequenas reuniões ou confraternizações mais intimistas com a família e os amigos, a mesa de frios pode ser mais simples. Ela deve trazer queijos e embutidos, podendo ainda acompanhar pães, torradas e salgados leves, assim como patês, cremes e até frutas, como uvas e morangos.
A mesa de frios é um item comum para festas de casamento, happy hour, congressos, festas informais, chá de bebê e até encontros mais simples entre amigos. Ela se destaca pela variedade dos alimentos que a compõe e que deixam a sua finalização sofisticada.
Você já sabe que a salsicha é protagonista em grande parte das festas infantis. Prática, versátil e barata ela é perfeita para esse tipo de festa. Além disso, ela também agrada paladar dos adultos, deve ser por isso que faz tanto sucesso.
Sabor na Mesa - R. Guerino Giovani Leardini, 516 - Torre 2 - Sl 14 - Vila Barreto - São Paulo - SP - 02937-040 - Telefone (whatsapp) +55 11 95351-3642 - [email protected]
O desperdício é algo tão inconveniente quanto a falta de alimentos durante a festa. Portanto, você precisa planejar com antecedência a quantidade de alimentos que vai servir no evento.
Estes canudinhos, além de ser um charme, são versáteis, podendo ser servidos tanto com recheios salgados quanto com recheios doces. Ele combina com diversos eventos como aniversário, festa de finais de ano e reunião com amigos.
A posição também é uma parte que deve ser bem estudada. Coloque os frios e os embutidos juntos, assim como os pães e torradinhas; patês, geleias e outros molhos perto um do outro. Dessa forma, será mais fácil e prático dos convidados se servirem. Coloque os utensílios na ponta da mesa em que vai começar a fila e procure organizar tudo conforme a necessidade ao se servir.
A lista que elaboramos acima esclarece muito o que pode ser oferecido na mesa de frios, entretanto, é fundamental conhecer os convidados do evento. Isso porque assim será possível preparar petiscos para vegetarianos, veganos, intolerantes ao glúten ou ao leite, pessoas diabéticas ou alérgicos a oleaginosas.
Este vídeo apresenta exemplo de montagem para tábuas de frios compostas principalmente por frutas e oleaginosas. São ótimas dicas de como montar a mesa de festa em estilo rústico, como também as das tradicionais ceias de natal e ano novo.
Em eventos maiores, como aniversários e casamentos, a mesa de frios precisa ser mais completa. Assim, você pode escolher entre vários tipos de queijos e embutidos, pães, salgados, patês, geleias e frutas.
Para ficar bonito e prático na hora do consumo, organize todos os frios próximos e deixe as torradas, pães e patês agrupados. Uma cesta de vime fica interessante para guardar os pães.
O vídeo apresenta o modo de preparo e o passo a passo para fazer tomate seco, queijo cremoso de tofu, queijo amarelo de tremoço e salmão defumado vegano, feito com cenoura e outros ingredientes.
Deu água na boca, não é? Agora que você já conheceu todos os itens que devem estar presentes na mesa de frios de uma festa mais simples ou algo mais sofisticado, veja a seguir algumas dicas para organizar a mesa e ser o maior sucesso!
Em suma, os principais utensílios da mesa de frios são: pratos pequenos, talheres, guardanapos e palitos de petisco. Inclusive, dentre os talheres, não se esqueça de colocar facas para cortar cada tipo de queijo, pegadores e colheres para as pessoas se servirem.
Existem alguns restaurantes, padarias e empresas especializadas em eventos que podem ser contratadas para montar as mesas de frios, mas se você está planejando algo mais intimista e personalizado, você mesmo pode organizar essa montagem.
Nela pode ser servido peito de peru, presunto, salame, torradas, pães, bolachas salgadas, vários tipos de queijo, mortadela italiana, azeitona, molhos, conservas em geral, tomates secos, palmito, ovos de codorna, patês, frutas secas e frutas naturais, entre outros itens que você desejar.
Este amendoim salgado é prático de ser feito. Fica muito crocante é um petisco que faz muito sucesso entre os convidados. Com 3 xícaras(chá) de amendoim, 2 colheres(sopa) de óleo e 1 colher(chá) de sal, você faz essa maravilha de petisco.
De uma maneira geral, deve-se calcular uma média entre 150 e 200 gramas de frios por convidado. Caso decida servir pães e torradas como acompanhamento, considere 100 gramas desses alimentos por pessoa.
Geralmente os sabores mais marcantes da tábua de frios ficam por conta dos salames e embutidos. Sendo opções mais gordurosas, os itens tendem a harmonizar melhor com vinhos de taninos mais evidentes, como o Pinot Noir, Cabernet Sauvignon, Barolo, Tannat e Tempranillo.
Entre as opções de vinho branco, Muscadet e Pinot Grigio harmonizam de forma excelente com os presuntos finos. Já quando se fala de vinhos rosés, Côtes de Provence são os mais recomendados. Por fim, entre os vinhos tintos que mais harmonizam com prosciutto, temos os Pinot Noir, Rioja e Dolcetto.
Então, separamos algumas opções que combinam com aqueles 5 queijos que já recomendamos:
Escolha uma tábua de madeira ou um prato bem bonito para dispor os queijos. Os queijos deverão ser colocados em um sentido que comece pelos mais frescos e suaves. Vá acrescentando os acompanhamentos ao redor dos queijos. Para complementar a tábua, pode-se acrescentar castanhas, pães e azeite, embutidos e frutas.
Tábua de frios completa
Harmonizações tradicionais e fáceis de acertar
Conheça os 10 melhores queijos do mundo