Biofísica da Respiração | Biomecânica | | A cada 3 a 5 segundos, os impulsos nervosos estimulam o processo de respiração, ou ventilação, ar que se move através de uma série de passagens para dentro e fora dos pulmões. Depois disto, existe uma troca de gases entre os pulmões e o sangue.
A mecânica respiratória é a utilização de oxigênio e produção de gás carbônico através de diferença de pressões onde o ar entra e sai do sistema respiratório, através com o mecanismo de bombas. O mecanismo bombeador são os músculos da respiração.
A concentração de oxigênio no ar continua a mesma, seja qual for a altitude, o que acontece é que a pressão em grandes altitudes é menor e isso é que dificulta nossa respiração, pois fica mais "difícil" obter o oxigênio da atmosfera ja que a diferença de pressão entre a atmosfera e nossos pulmões cai devido o aumento ...
Quanto maior for a altitude, menor será o módulo da pressão atmosférica, já que, em regiões mais altas, o ar torna-se rarefeito em decorrência de sua menor densidade. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O valor da pressão atmosférica ao nível do mar é definido como 1 atm (1 atmosfera).
O nivel do mar é utilizado como referencial quando se deseja calcular a pressão atmosférica. Quanto maior a altitude, mais rarefeito é o ar, e assim, menor é a pressão que ele exerce sobre nós.
expressão Ar rarefeito. Gás de densidade reduzida observado em lugares com grande altitude, onde a pressão atmosférica é muito baixa, sendo capaz de dificultar a respiração.
Algo rarefeito significa pouco denso, que se rarefaz, provém do latim. ... Uma atmosfera rarefeita significa uma atmosfera tênue com baixa pressão atmosférica e com pouca concentração e variedade de gases. Encontrado em grandes altitudes. Ao nível do mar, o ar é pesado, com uma massa estável de 1 kg por metro cúbico.
Que se rarefaz, menos denso; menos espesso; dilatado.
Ar rarefeito é quando tem pouco ar na atmosfera, isso é muito normal em grandes altitudes. Isso acontece porque na medida que subimos a pressão atmosférica diminui e consequentemente o ar. Um exemplo é o pico do Monte Everest, la o ar é tão rarefeito que os alpinistas precisam usar máscaras com oxigênio.
Resposta. No alto de uma montanha porque, ao se alcançar grandes altitudes a quantidade de moléculas que constituem o ar diminui.
Verificado por especialistas. Apesar de sabermos que o ar existe, não podemos vê-lo pois ele é incolor, mas podemos senti-lo no vento. Uma prova disso pode ser observada por exemplo na rotação de um moinho de vento ou no movimento de um barco a vela.
A sílica-gel é um produto por exemplo que possui a coloração azul quando seca e uma coloração rosa quando úmida. Assim, ao deixarmos a mesma exposta ao ar, podemos verificar se a coloração da mesma é modificada, devido a adsorção de vapor de água do ar na mesma.