O que atrai o pot? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O potó é atraído pela luz, principalmente a branca, e durante a noite procura o lugar mais quente que geralmente é o corpo humano, por isso é comum só percebermos o “ataque” pela manhã.
Onde vive o potó?
Comum nos meses mais quentes do ano em alguns estados do Nordeste brasileiro, o potó (Paederus irritans) é um inseto bem pequeno, de cauda vermelha e preta, que assusta a população por causar queimaduras de ate segundo grau na pele. Muitos não sabem como evitar a proliferação e nem tratar as queimaduras.
Como se livrar do potó?
Caso tenha sido vítima do potó, e importante lavar bem o local. Não é aconselhável matar o inseto direto no corpo porque o atrito da mão pode espalhar ainda mais a toxina e deixar o estrago ainda maior, portanto ele deve ser morto no chão com sola de um sapato ou chinelo.
O que fazer para afastar Potó?
Para evitar o aparecimento do inseto, a principal recomendação é que se fechem as janelas ao anoitecer e evite acender as luzes dos ambientes. “Os potós são atraídos pela luz e têm asas. Por isso, são vistos preferencialmente à noite, nos tetos e paredes das casas.
Como acabar com os besouros que queimam?
“Dentro de casa, evitar manter lâmpadas acesas, na parte externa e interna. Evitar também pressionar o besouro sobre a pele, porque quando aperta ele responde e libera a substância, que causa a queimadura”, diz Barbosa.