Resposta: O aterro controlado é uma solução intermediária entre o lixão e o aterro sanitário, e consiste em uma tentativa de transformar os lixões em aterros, minimizando os impactos ambientais associados ao acúmulo de lixo em áreas sem nenhum tipo de tratamento para efluentes líquidos e preparação do solo.
Existem três tipos de aterros:
Desvantagens
Resposta. A VANTAGEM É QUE O ATERRO CONTROLADO É UMA TENTATIVA DE MINIMIZAR OS PROBLEMAS RELACIONADOS AOS RESÍDUOS SÓLIDO. É UMA TENTATIVA DE TORNAR O LIXÃO E ATERRO. JÁ AS DESVANTAGENS SÃO QUE MUITAS VEZES, O CHORUME NÃO É DEVIDAMENTE TRATADO E O MANEJO DOS RESÍDUOS NÃO É EFICAZ.
Uma das principais vantagens da incineração é que ela reduz o volume do lixo. ... A energia calorífica proveniente do processo de incineração pode ser transformada em vapor ou em eletricidade. Dentre as desvantagens da incineração do lixo estão. O processo de incineração exige a presença de pessoas treinadas.
Fase intermediária entre o lixão e o aterro sanitário. É feita uma contenção do resíduo que é coberto por uma camada de argila e grama. Também é realizada a recirculação do chorume que é coletado e levado para cima da pilha de resíduo, diminuindo a sua absorção pela terra. ...
13 Respostas. Boa noite, o melhor é o barro, é só pedir um caminhão de barro para aterro. Melhor material sem dúvida é a terra vermelha ou fazer um solo cimento compactado com camadas finas.
Lixão é uma forma inadequada de disposição final de resíduos sólidos, que se caracteriza pela simples descarga do lixo sobre o solo, sem medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública. O mesmo que descarga de resíduos a céu aberto (IPT, 1995).
Essas famílias sobrevivem com o pouco dinheiro arrecadado com a venda de materiais recicláveis que catam. A maioria das crianças, filhos dos catadores, ajuda os pais no penoso trabalho. Essas pessoas vivem em uma situação de pobreza extrema, morando em casas de chão batido, cobertas com lona ou papelão.
Contaminação das águas subterrâneas com a penetração do chorume no solo; Mau cheiro; Aumento do número de doenças, já que os lixões atraem animais e vetores de doenças; ... Aumento do número de incêndios causados pelos gases que são gerados a partir da decomposição dos resíduos depositados nos lixões.
Por estarem expostos aos riscos, trabalhadores dos lixões têm mais probabilidade de adquirir problemas de saúde como leptospirose, dermatites de contato, infecções gástricas e verminoses de toda ordem.
Além de ser um ato errado, durante as chuvas o lixo é carregado para o sistema de drenagem, chegando até rios e mares, onde causa todo tipo de prejuízo ao meio ambiente. ... Nas cidades, o acúmulo de lixo nas ruas entope bueiros e causa inundações.
As pessoas são que "alimentam os lixões" o lixo gerado em sociedade é descartado em lixões, agora a relação de negligencia é o fato das pessoas não se preocuparem em reciclar seu lixo, que poderia reduzir o volume de lixo que chega a esses locais.
Como vimos, os principais problemas acarretados pelo descarte de lixo nos rios são:
Impactos ambientais e sociais Quando descartado de forma incorreta, o lixo plástico pode causar entupimentos de valas e bueiros, que geram enchentes e desabrigam pessoas, principalmente os moradores de periferias. A poluição visual também é outro malefício causado pelos resíduos plásticos.
Se forem descartadas de forma incorreta junto com o lixo comum, elas podem acabar em lixões e causar contaminação do lençol freático pelos metais tóxicos de sua composição. Assim, todos esses objetos devem ser encaminhados aos centros de coleta apropriados a cada um deles.
Como diminuir a pegada de plásticos descartáveis no cotidiano
Pequenas atitudes podem diminuir produção de lixo da cidade
Leve sempre com você uma sacola retornável, evitando assim a necessidade de pegar sacolas plásticas. Deixe uma no carro ou perto da porta, para nunca se esquecer quando for fazer suas compras. Uma sacola retornável de material resistente pode ser usada por muito tempo, evitando o consumo de inúmeras sacolas plásticas.