O que artefatos culturais da comunidade surda? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Portanto, essas produções culturais, denominadas de artefatos culturais, são: experiência visual, linguístico, familiar, literatura surda, artes visuais, vida social e esportiva, político e materiais.
Qual é o conceito do povo surdo apresentado por Karin Strobel?
O povo surdo consiste em: ... sujeitos surdos que não habitam no mesmo local, mas que estão ligados por uma origem, por um código ético de formação visual, independente do grau de evolução lingüística, tais como a língua de sinais, a cultura surda e quaisquer outros laços (STROBEL, p. 29, 2008).
Quem é Karen Strobel?
Karin Lilian Strobel - professora, pesquisadora, ex-diretora da FENEIS, diretora de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos. Karin Lilian Strobel nasceu em Curitiba, Paraná.
Quais os artefatos culturais?
O uso do termo engloba o tipo de artefato arqueológico, que é recuperado num sítio arqueológico; no entanto, os objetos criados pelo homem na sociedade moderna também são artefatos culturais. Por exemplo, em um contexto antropológico, uma televisão é um artefato da cultura moderna.
Quais artefatos compõem a cultura surda?
Karin Strobel (2013) apresenta em seu livro os 'artefatos culturais do povo surdo': experiência visual (o primeiro dos artefatos, como já citamos anteriormente neste texto); língua de sinais; família, literatura surda; vida social e esportiva; artes visuais; política; materiais.
O que é comunidade surda brasileira?
A comunidade surda refere-se às pessoas portadoras de deficiência auditiva. Essa comunidade também abrange os familiares dos surdos, tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais e demais pessoas que trabalham ou socializam com pessoas surdas.
O que é um povo surdo?
O povo surdo é grupo de sujeitos surdos que tem costumes, história, tradições em comuns e pertencentes às mesmas peculiaridades, ou seja, constrói sua concepção de mundo através da visão.
Qual o cargo da Karin Strobel no governo no ano de 2019 *?
No dia 24 de janeiro de 2019, publicou um diário oficial para nomear uma professora, Karin Strobel para exercer o cargo de Diretora de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação.
O que vem a ser a história cultural dos surdos?
A história cultural é uma nova interpretação de caminhos percorridos, para a deferência do povo surdo, dando lugar à sua cultura, valores, hábitos, leis, língua de sinais, bem como à política que movimenta tais questões, e não mais a excessiva valorização da história registrada sob as visões do colonizador, uma ...
Quais são os 8 artefatos da cultura surda?
Karin Strobel (2013) apresenta em seu livro os 'artefatos culturais do povo surdo': experiência visual (o primeiro dos artefatos, como já citamos anteriormente neste texto); língua de sinais; família, literatura surda; vida social e esportiva; artes visuais; política; materiais.
Como é a comunidade surda no Brasil?
Assim, dentro da cultura surda há literatura, poesia, teatro, história, e outros componentes que valorizam a língua de sinais e o modo de vida de pessoas surdas. Essas produções culturais e artísticas visam também mostrar politicamente a legitimidade dessa identidade.
Como a comunidade surda pode ser definida?
“Cultura surda” pode ser definida como o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e modificá-lo em função de suas percepções visuais. ... Ela abrange ideias, crenças hábitos e costumes.
O que é a comunidade surda e como funciona?
Entende-se “comunidade surda”, então, como um espaço de trocas simbólicas em que as línguas de sinais, a experiência visual e os artefatos culturais surdos são partilhados entre sujeitos Surdos (e ouvintes) que congregam interesses comuns e projetos coletivos.
Qual a diferença da comunidade surda e do povo surdo?
A comunidade surda, na verdade não é só de surdos, já que tem sujeitos ouvintes junto, que são família, intérpretes, professores, amigos e outros que participam e compartilham os mesmos interesses em comuns em um determinado localização que podem ser as associação de surdos, federações de surdos, igrejas e outros.”