O que agropecuria intensiva e extensiva? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Agricultura extensiva É comum nos países subdesenvolvidos, pois é uma modalidade de produção que demanda menor necessidade de recursos financeiros. Nesse quesito, opõe-se à agricultura intensiva, onde há investimento financeiro significativo.
O que é agricultura e pecuária intensiva?
Agropecuária intensiva é o sistema agrícola que usa de forma intensiva a terra ou o confinamento animal para produzir em larga escala. A agricultura intensiva exige uma grande quantidade de combustível e de insumos porque não proporciona uma rotação de culturas de plantio.
Qual a diferença entre agricultura intensiva?
( ) A agricultura intensiva é uma modalidade agrícola que se caracteriza pelo pouco uso de insumos e de tecnologias. Já a agricultura extensiva utiliza bastante tecnologia e mão de obra qualificada. ... Já a agricultura intensiva é a caracterizada pelo intenso uso de tecnologias e pela mão de obra qualificada.
O que é policultura intensiva?
Policultura é a prática de se cultivar (ou criar) vários tipos de plantas (ou animais) no mesmo terreno. É o cultivo de diversos produtos em uma área. ... A Policultura é utilizada principalmente por pequenos agricultores, para assim, diversificar os cultivos em sua terra.
Quais são as desvantagens da agricultura intensiva?
Desvantagens. Entre os principais problemas que este tipo de cultura apresenta é o consumo de energia e de água, é muito superior ao de outros tipos de agricultura. Além disso, se for feita uma má gestão, os solos sofrem com o excesso de trabalho, o que pode ser prejudicial para a terra.
O que é agropecuária extensiva subsistência e itinerante?
Agricultura extensiva é um tipo de agricultura caracterizada pelo uso de técnicas rudimentares ou tradicionais na produção. ... Um exemplo é a agricultura familiar ou de subsistência, também produtos mais naturais , mais ecológica e de ocupação descontínua do solo ao longo do ano, em oposição ao sistema intensivo.
Qual o impacto da agropecuária extensiva?
A agropecuária extensiva possui algumas desvantagens comumente propaladas, como o baixo rendimento, o pequeno uso de tecnologia, os impactos ambientais causados pela grande ocupação de terras, entre outros problemas.
Onde é praticada a agricultura intensiva?
A agricultura intensiva é praticada em áreas de alto valor comercial, tal qual há um maior investimento na produção, para uma maior produtividade e maior rentabilidade do uso do solo.
Quais as vantagens da agricultura intensiva?
Entre as principais vantagens da agricultura intensiva estão: alta produtividade para atender à demanda da população; aperfeiçoamento das tecnologias e técnicas de produção; maior eficiência operacional, aproveitando ao máximo espaços menores de ocupação e reduzindo desperdícios de insumos.
O que são culturas extensivas?
A agricultura extensiva é uma modalidade de produção com baixo investimento financeiro e reduzida utilização de insumos e tecnologia. A Agricultura é a arte de cultivar a terra.
Qual é a vantagem do cultivo intensivo do solo?
A agricultura intensiva é praticada em áreas de alto valor comercial, tal qual há um maior investimento na produção, para uma maior produtividade e maior rentabilidade do uso do solo. ...
Quais as vantagens e desvantagens da agricultura extensiva?
As vantagens da agricultura extensiva consiste na preservação dos nutrientes e fertilidade do solo, além de controlar pragas e doenças; já as desvantagens estão em torno do baixo nível de produtividade.
Quais são as vantagens da agricultura intensiva?
Entre as principais vantagens da agricultura intensiva estão:
alta produtividade para atender à demanda da população;
aperfeiçoamento das tecnologias e técnicas de produção;
maior eficiência operacional, aproveitando ao máximo espaços menores de ocupação e reduzindo desperdícios de insumos.
6 de fev. de 2020
Quais impactos ambientais são detectados na pecuária extensiva?
A má utilização das áreas de pastagem, através de técnicas agrícolas ineficientes (e.g. fogo, aração e gradagens) resulta em baixa produtividade e ainda em graves problemas ambientais como erosão e a desertificação.
Quais os impactos ambientais causados por uma atividade agropecuária?
O desmatamento é uma prática muito comum para a realização da agropecuária. A retirada da cobertura vegetal provoca a redução da biodiversidade, extinção de espécies animais e vegetais, desertificação, erosão, redução dos nutrientes do solo, contribui para o aquecimento global, entre outros danos.
Como é praticado o sistema intensivo da agricultura brasileira?
No modelo da agricultura brasileira, o sistema intensivo é o mais praticado. Por ele, são aplicadas técnicas modernas de previsão que englobam o preparo do solo, a forma de cultivo e a colheita. ... No período de colheita, as perdas são equacionadas para que atinjam o mínimo. O mesmo vale para o armazenamento.
Como é feita a agricultura intensiva?
Agricultura intensiva é um agrossistema que visa, essencialmente, ao aumento da produtividade e à redução do tempo de produção. Para atingir esse objetivo, quem pratica essa modalidade de produção agrícola faz uso intensivo de insumos, máquinas, implementos e tecnologia aplicada ao cultivo.
Quais os pontos positivos e negativos da agricultura intensiva?
Devido ao pequeno uso de técnicas modernas para o cultivo, a sua produtividade é baixa, ficando em desvantagem no mercado. ... A agricultura intensiva é praticada em áreas de alto valor comercial, tal qual há um maior investimento na produção, para uma maior produtividade e maior rentabilidade do uso do solo.