EQST

O Que A Psicoterapia?

O que é a psicoterapia?

A psicoterapia, ou simplesmente terapia, veio a partir de conceitos da psicologia. Ela busca trabalhar a partir do diálogo e da conversa as questões emocionais, fazendo o uso de várias abordagens, conexões com o subconsciente e outras ferramentas.

Quais os tipos de psicoterapia?

Tipos de psicoterapia
  1. 1 - Psicanálise. A psicoterapia psicanalítica foi fundada por Sigmund Freud. ...
  2. 2 - Psicoterapia Junguiana/Analítica. ...
  3. 3 - Psicoterapia Lacaniana. ...
  4. 4 - Psicoterapia Cognitivo-Construtivista. ...
  5. 5 - Psicoterapia Cognitivo-Comportamental. ...
  6. 6 - Psicodrama. ...
  7. 7 - Terapia Interpessoal. ...
  8. 8 - Hipnoterapia.
Mais itens...

Como é que surgiu a psicoterapia?

Como já comentamos, a psicoterapia aparece como tal no século XIX. Cobbe usou o termo “psicoterapêutico” em um artigo no qual defendeu o papel da fé na cura. Nesta fase, um elemento-chave era o fato de isolar doenças para as quais uma lesão anatômica não podia ser encontrada.

Como deve ser uma primeira sessão de psicoterapia?

Nesse momento inicial, o profissional e o paciente devem se conhecer. Será uma conversa leve, em que o psicólogo pergunta informações básicas sobre a vida do paciente: quem ele é, o que faz, com o que trabalha etc. Além disso, também questionará sobre as razões que o levaram até à terapia.

Qual é a diferença entre terapia e psicoterapia?

Então, de modo geral, a psicoterapia é um tratamento que busca curar as doenças da mente, os transtornos psicológicos e reestabelecer a saúde mental das pessoas. Terapia é a parte da medicina que se dedica aos cuidados oferecidos aos doentes e à escolha do tratamento necessário.

Quem criou a psicoterapia?

Como exemplo, temos: Carl Rogers, que desenvolveu a teoria humanista, Wilhelm Reich e sua teoria do “caráter” e Jacob Moreno introduziu o psicodrama. Já Aaron Beck se distanciou da psicanálise de Freud, criando a teoria cognitivo-comportamental. Então, Freud foi um dos inauguradores da psicoterapia.

Quem é o pai da psicoterapia?

Wilhelm Maximilian Wundt Wilhelm Maximilian Wundt (1832-1920) foi filósofo, médico e psicólogo alemão, considerado o pai da Psicologia por toda sua contribuição para a área. Depois de estudar Medicina, Wundt trabalhou como um fisiologista na Universidade de Heidelberg e mais tarde na Universidade de Leipzig.

Como são as sessões de psicoterapia?

Geralmente, as sessões de psicoterapia são realizadas no consultório do psicólogo ou psiquiatra e duram entre 45 a 60 minutos. Porém, em casos de terapia de casal, família ou de grupo, esse tempo pode variar e chegar até aos 90 minutos.

Como estruturar uma sessão de terapia?

O profissional, normalmente, segue uma ordem nas sessões: 1. No primeiro encontro é feita uma sessão de avaliação na qual é compreendido o diagnóstico, é decidido se algum familiar deve participar de da sessão, é definida a pauta e são alinhadas as expectativas e estabelecidos os objetivos iniciais.

O que é atendimento psicoterapêutico?

Trata-se de uma terapia cuja finalidade é tratar questões relacionadas à mente e problemas psicológicos como depressão, ansiedade, dificuldades no relacionamento, problemas com filhos, no trabalho, entre outros. Um psicólogo pode ajudá-lo a trabalhar com esses problemas.

Quem pode usar o termo de psicoterapeuta?

Em resumo, qualquer profissional, formado ou não, que busca ajudar por meio de métodos e técnicas outras pessoas, as quais estão passando por dificuldades ou sofrimento psíquico, pode se intitular psicoterapeuta.

Porque Wundt foi considerado pai da psicologia?

Ele ganhou esse título pois foi o criador da teoria e dos métodos, a importância atribuída a ele está ligada ao fato de ter transformado seu laboratório no primeiro centro internacional de formação de psicólogos do mundo.