EQST

O Que A Ps-modernidade?

O que é a Pós-modernidade?

O pós-modernismo, também chamado de pós-modernidade, pode ser definido a partir das mudanças sociais, culturais, artísticas, filosóficas, científicas e estéticas que surgiram após a Segunda Guerra Mundial.

O que é a Pós-modernidade Segundo Zygmunt Bauman?

O sociólogo polonês Zygmunt Bauman utilizou o conceito de “Modernidade Líquida” (ou “Pós-Modernidade”) como forma de explicar como se processam as relações sociais na atualidade. ... Esses seriam, para ele, justamente, os traços essenciais das relações sociais na atualidade.

Por que Bauman defende que a sociedade Pós-moderna e líquida?

Em primeiro lugar, Bauman percebeu que a nova época vivida não era uma cisão com a modernidade, portanto não era algo que vinha após a modernidade, mas uma continuação da modernidade traçada de maneira diferente. Por isso, o sociólogo deu a esse tempo o título de modernidade líquida.

Quais são as características da Pós-modernidade?

As características da pós-modernidade podem ser resumidas em alguns pontos: propensão a se deixar dominar pela imaginação das mídias eletrônicas; colonização do seu universo pelos mercados (econômico, político, cultural e social); celebração do consumo como expressão pessoal; pluralidade cultural; polarização social ...

O que é um sujeito Pós-moderno?

Hall (2000) define o sujeito pós-moderno como aquele que vive na era em que as identidades são formadas e transformadas continuamente com influência nas formas que entram em contato com o indivíduo proveniente de sistemas culturais. Ela é definida historicamente e não biologicamente.

Por que Bauman escolheu o termo líquido para se referir a Pós-modernidade?

Em entrevista ao jornal argentino Clarín, Bauman declarou: “escolhi chamar de 'modernidade líquida' a crescente convicção de que a mudança é a única coisa permanente e a incerteza a única certeza”. Bauman entende a crise como sendo um tempo em que o velho já se foi, mas o novo não tem forma ainda.

Quais são os três aspectos mais importantes da Pós-modernidade?

Principais características do pós-modernismo
  • Individualismo e subjetividade.
  • Hedonismo, consumismo e narcisismo.
  • Comunicação e indústria cultural.
  • Imprecisão e espontaneidade.
  • Liberdade artística e formal.
  • Arte destituída de hierarquizações.
  • Ausência de valores.
  • Niilismo artístico.
Mais itens...•26 de dez. de 2018

O que caracteriza a modernidade e a Pós-modernidade?

Pós-modernidade é o estado ou condição de ser pós-moderno - depois ou em reação àquilo que é moderno, como na arte pós-moderna. A modernidade é definida como um período ou condição largamente identificado com a Revolução Industrial, a crença no progresso e nos ideais do Iluminismo.

Como podemos diferenciar o sujeito moderno do sujeito pós-moderno em termos de identidade?

No que tange à identidade, Hall (2004) coloca-nos que a identidade do sujeito pós- moderno é concebida não mais como fixa, essencial ou permanente. Definida historicamente, a identidade do sujeito pós-moderno é, ao contrário, fragmentada, descentrada e deslocada.

Quais as características pós-modernidade?

As características da pós-modernidade podem ser resumidas em alguns pontos: propensão a se deixar dominar pela imaginação das mídias eletrônicas; colonização do seu universo pelos mercados (econômico, político, cultural e social); celebração do consumo como expressão pessoal; pluralidade cultural; polarização social ...

O que é aprender a pensar sociologicamente?

Pensar sociologicamente significa entender aqueles que nos cercam em suas esperanças, desejos, inquietações e preocupações. O livro ainda inclui sucinta bibliografia organizada por temas e questões para orientar professores e alunos.

Como o pensar sociologicamente nos capacita em relação à diversidade?

Pensar sociologicamente pode nos tornar mais sensíveis e tolerantes em relação à diversidade, daí decorrendo sentidos afiados e olhos abertos para novos horizontes além das experiências imediatas, a fim de que possamos explorar condições humanas até então relativamente invisíveis” (BAUMAN; MAY, 2010, p.

O quê Zygmunt Bauman defendia?

As ideias de Bauman refletem sobre a sociedade de consumo, o medo, a vida e o tempo, ética e valores humanos, as relações afetivas, a globalização e o papel da política. "Trata-se de um pensador humanista, pois a grande questão dele é a condição humana.