EQST

O Que A Abordagem Analtica?

O que é a abordagem analítica?

A psicologia junguiana, também conhecida como psicologia analítica, é a abordagem psicológica baseada na filosofia e nas ideias do psiquiatra e teórico Carl Gustav Jung. Essa vertenteda psicologia busca compreender a mente humana em suas complexidades e experiências pessoais por meio de uma análise geral do indivíduo.

Como funciona a psicoterapia de orientação analítica?

A psicoterapia de orientação analítica é uma das abordagens que podem ser utilizadas para o tratamento das doenças mentais. Baseada na psicanálise, a orientação psicanalítica possui objetivos diferentes e menor duração do que o método desenvolvido por Freud.

Como a Psicologia Analítica explica a personalidade?

Como vimos, o objetivo de uma terapia, na abordagem da psicologia analítica ou junguiana, é o processo de individuação, no qual o paciente “confrontando-se” com o seu próprio inconsciente, tanto o coletivo, quanto o pessoal, chegará a ser a sua própria totalidade, chegará à plenitude, ou seja à sua personalidade total.

Onde nasceu a Psicologia Analítica?

Carl Gustav Jung (1875-1961) foi um psiquiatra suíço, fundador da escola da Psicologia Analítica. Desenvolveu os conceitos da personalidade extrovertida e introvertida, de arquétipos e do inconsciente coletivo. Carl Gustav Jung nasceu em Kesswil, na Suíça, no dia 26 de junho de 1875.

Quais os conceitos da Psicologia Analítica junguiana?

Os principais conceitos da Psicologia Analítica de Jung são o inconsciente coletivo, o que difere sua teoria da teoria de Freud, os arquétipos, a persona, a anima e o animus entre outros mais que vem dar força a esta teoria que traz a base para a psicoterapia de orientação analítica.

O que constitui o processo de avaliação de um paciente encaminhado para a psicoterapia de orientação analítica?

O processo de avaliação de um paciente com vistas a sua possibilidade de levar a cabo uma psicoterapia de orientação analítica constitui-se no que chamamos de: entrevista Inicial, definição do diagnóstico psicodinâmico, indicação ou não de psicoterapia e efetivação do contato psicoterapeutico.

O que é psicoterapia de orientação psicanalítica?

A psicoterapia de orientação psicanalítica é um método de tratamento baseado na psicanálise, mas com objetivos diferentes e menor duração. ... O objetivo é melhorar a relação entre o paciente e a sociedade. Assim, são aliviados os sintomas de possíveis distúrbios e o paciente tem mais qualidade de vida.

O quê Jung fala sobre a personalidade?

A visão junguiana sobre a personalidade muitas vezes é comparada com a teoria psicanalítica de Freud, pela enfase que a psicologia junguiana dá ao inconsciente. ... O ego ou eu é o responsável pela identidade e continuidade, e é encarado, do ponto de vista da pessoa, como sendo o centro da personalidade.

Quando foi fundada a psicologia analítica?

Em 1907-20, Jung desenvolveu os fundamentos da teoria que definiu a direção da psicologia analítica. No final desse período, a teoria incluía tipos psicológicos, teoria complexa e arquetípica, princípios humanos, sombra, anima / animus e processos individuais.

Quem foi o fundador da psicologia analítica?

Carl Gustav Jung Carl Gustav Jung morreu em Küsnacht, Suíça, no dia 6 de junho de 1961, aos 85 anos. Reconhecido como um influente pensador do século 20 e discípulo de Sigmund Freud (1856-1939), o suíço foi o fundador da psicologia analítica e um dos primeiros a explorar o conceito de inconsciente.

Quais os principais conceitos da teoria junguiana?

Os conceitos principais da psicologia junguiana são apresentados para facilitar o entendimento dos elementos desta abordagem tais como psique, consciência, Ego, inconsciente pessoal e coletivo, os arquétipos (persona, anima e animus, sombra e si mesmo).