Regra de acentuação: acento diferencial Segundo as regras de acentuação do Novo Acordo Ortográfico, foi abolido o acento diferencial em alguns pares de palavras, sendo a distinção feita pelo contexto em que as palavras ocorrem. Palavras com acento diferencial antes do acordo: pára, péla, pélo, pêlo, pólo, pêra.
5) Pois bem. O Acordo Ortográfico de 2008 manteve, de modo taxativo, o acento circunflexo diferencial em pôde (terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo de poder) para diferenciá-la de pode (terceira pessoa do singular do presente do indicativo de poder).
O acento diferencial é utilizado para auxiliar na identificação de palavras homófonas (que possuem a mesma pronúncia). Com o acordo ortográfico, ele deixará de existir nos seguintes casos: pára/para, péla(s)/pela(s), pêlo(s)/pelo(s), pólo(s)/polo(s) e pêra/pera. Observe os exemplos: Ela não pára de dançar.
No último dia 1º de janeiro entrou em vigor no Brasil o novo acordo ortográfico, tendo como objetivo padronizar a ortografia e facilitar a comunicação entre os países que tenham como idioma oficial a língua portuguesa.
Para ou pára
Devemos usar o "há" quando o verbo haver é impessoal – sem sujeito – e o seu sentido é de existir. O "há" representa uma forma do verbo haver. Se surgir dúvida entre o há ou a, deve se usar o "há" quando o verbo haver assumir o sentido de existir.
A forma correta é para, sem acento gráfico. Com o Acordo Ortográfico, esta forma do verbo parar deixa de ser acentuada graficamente, mas continua a pronunciar-se da mesma maneira.
Para é a forma mais correta de escrita da preposição, estando o seu uso sempre adequado. Deverá ser usada na linguagem escrita e na linguagem formal. Pra é a forma mais informal da preposição, devendo apenas ser utilizada na linguagem falada ou em textos informais e descontraídos.
1) Com as alterações de grafia trazidas pelo Acordo Ortográfico de 2008, importa analisar se o acento agudo de pára (verbo) foi abolido, ou continua existindo. 2) No passado, a regra era o emprego do acento agudo na forma verbal pára (flexão do verbo parar - ele pára), a fim de diferenciá-la da preposição para.
Param – com ou sem acento? Obrigada. No Presente do Indicativo do verbo parar (paro, paras, pára, paramos, parais, param), só leva acento gráfico a forma da terceira pessoa do singular – pára –, a fim de se distinguir da preposição para.
Indicativo
Significado de Param, do verbo Parar Param vem do verbo parar. O mesmo que: cessam, sobrestão, interrompem, permanecem, aparam, apostam, suspendem.
Temos de parar com estas conversas!...parar.
Particípio
O uso da forma verbal “fora”, nesse caso, está indevido (a forma adequada seria “foi”).
A forma correta de escrita da palavra é foram. A palavra forão está errada. Foram pode ser a forma conjugada do verbo ser ou do verbo ir na 3.
Que acontece inoportunamente; fora do momento oportuno; impróprio para o tempo ou circunstância em que ocorre; inoportuno: argumento extemporâneo. Etimologia (origem da palavra extemporâneo). Do latim extemporaneus.a.um.
Atemporal é um adjetivo usado para qualificar algo ou alguém que não é afetado pelo passar do tempo, ou seja, que faz parte de qualquer época ou tempo. Um dos sinônimos de atemporal é intemporal.
Significado de Atemporal adjetivo Que não pode ser controlado pelo tempo; que não se adequa a qualquer tempo; que não faz parte de um tempo determinado; intemporal: livro atemporal. Que se considera à parte, fora do tempo; acrônico. [Linguística] Diz-se da forma verbal que não denota, marca ou indica o tempo.
1 Qualidade, característica ou condição do que é temporal ou provisório. 2 Estado do que é provisório; temporário. 3 Bens temporais; coisas mundanas.