Os anterozoides flagelados (gametas masculinos) são produzidos nos anterídios, enquanto a oosfera (gameta feminino) é produzida nos arquegônios. As pteridófitas são plantas que necessitam de água para sua fecundação, pois os gametas masculinos necessitam nadar até o gameta feminino.
No interior dos soros, são produzidos os esporos. Os esporos caem no chão e germinam se encontrarem condições adequadas. Forma-se o prótalo, uma estrutura com formato que lembra um coração e que produz gametas (gametófito).
Nas briófitas, os gametófitos em geral têm sexos separados. Em certas épocas, os gametófitos produzem uma pequena estrutura, geralmente na região apical - onde terminam os filoides. Ali os gametas são produzidos. ... Cada esporo, então, pode se desenvolver e originar um novo musgo verde - a fase sexuada chamada gametófito.
Fazem parte do grupo das pteridófitas as samambaias, avencas e selaginelas. Estes tipos de plantas não produzem flores, sementes, nem frutos. Apenas possuem vasos condutores de seiva. Habitam em regiões terrestres e locais úmidos, algumas espécies habitam em água doce, mas não há nenhuma espécie marinha.
São plantas predominantemente de regiões temperadas, localizadas em grandes florestas nos Estados Unidos e Europa. No Brasil estão localizadas principalmente na mata das Araucárias no sul do país (pinheiro-do-paraná) e são muito utilizadas como plantas ornamentais em jardins de casas e em praças públicas.
Quais as diferenças entre Briófitas e Pteridófitas? As Briófitas não possuem vasos condutores e sua fase de ciclo de vida predominante é a gametófita. As Pteridófitas possuem vasos condutores de seiva e sua fase predominante é a esporofítica.
Briófitas: Não possuem vasos condutores de seiva. Pteridófitas: Possuem vasos condutores de seiva. Pteridófitas: O gametófito é passageiro e depende do esporófito. Briófitas: O esporófito é passageiro e depende do gametófito.
As briófitas e as pteridófitas possuem muitos aspectos em comum, como por exemplo a dependência da água para que os anterozóides possam realizar a fecundação. Este é o principal motivo pelo qual a maior parte das espécies, tanto das briófitas quanto das pteridófitas, crescem em ambientes úmidos.
semelhança:> ambas são hermafroditas, não possuem sementes, frutos e flores, geralmente encontradas em lugares úmidos e sombreados, a agua é elemento fundamental para que ocorra a fecundação.
Dentro do reino Plantae as pteridófitas, gimnospermas e angiospermas são as plantas que possuem os vasos condutores evoluídos, ou seja, os vasos condutores de seiva bruta e elaborada, sendo essa uma característica que tornou possível o desenvolvimento das plantas de grande porte.
As Pteridófitas assim como as Briófitas, necessitam da água para a reprodução, pois apresentam também anterozoides flagelados que dependem de se locomover até a oosfera, não apresentando também sementes, flores e nem frutos, sendo subdivididas em quatro divisões que são a Psilotophyta, Lycophyta, Sphenophyta e ...
Resposta. Resposta: presença de vasos condutores e uma menor dependência de água.