Devem-se usar duas colheres de sopa cheias das cascas em um litro de água filtrada e fervente para fazer o chá da erva de passarinho. Aconselha-se ferver a erva em fogo brando por aproximadamente 10 minutos. Abafe por outros cinco minutos e então adoce a gosto para consumir.
A Erva-de-Bicho é uma planta medicinal muito utilizada para tratar as hemorroidas devido às suas propriedades hemostáticas, vasoconstritoras, cicatrizantes e anti-inflamatórias.
É recomendado fazer a limpeza e raspagem dos galhos afetados que sejam mais grossos e que não possam ser podados, cortados ou eliminados por causa da localização. Com auxílio de um facão ou ferramenta similar, deve-se remover a parte aérea da parasita e, depois, cortar e raspar todas as raízes da erva-de-passarinho.
As ervas-de-passarinho são plantas cuja dispersão de sementes se dá a partir da planta-mãe, sendo feita por aves frugívoras ou morcegos através de defecação ou regurgitação sobre as futuras plantas hospedeiras ou sobre seus galhos, como ocorre nos gêneros Struthanthus e Psittacanthus.
Contraindicações e efeitos colaterais da erva de passarinho
Procure um herbicida que contenha ácido 4-diclorofenoxiacético e dicamba para matar os trevos e parar o crescimento da erva. Aplique o herbicida diretamente sobre os trevos para que ele não afete as outras plantas do jardim. Aplique o herbicida nos trevos uma vez por mês, ou até as ervas morrerem.