Como So Os Anjos De Deus?

Como so os anjos de Deus

Os anjos são seres espirituais e pessoais criados por Deus, dotados de capacidade moral e intelectual. A Bíblia não diz de forma detalhada como são os anjos, mas indica que eles são seres invisíveis que eventualmente podem se manifestar de forma visível. Neste estudo quem são os anjos na Bíblia e quais são as funções que eles desempenharam no plano de redenção concebido por Deus.

Os anjos também aparecem servindo aos redimidos de acordo com a ordem do Senhor. Eles protegem aqueles que pertencem ao povo de Deus (Salmo 34:7; 91:11,12; Mateus 18:10). Os anjos também observam atentamente aquilo que ocorre na Igreja, pois se regozijam com o triunfo da graça de Deus (1 Coríntios 11:10).

Respostas sobre

Jesus disse que os anjos dos pequeninos contemplam “constantemente a face de meu Pai que está nos céus” (Mateus 18,10). E a Igreja viu aí uma alusão ao anjo da guarda, guardião do corpo e da alma dos homens, cuja festa é celebrada liturgicamente no dia 2 de outubro, desde o século XVI, a qual foi universalizada pelo Papa Paulo V, depois que Leão X, em 1508, aprovou o ofício composto por João Colombi.

São anjos ordenados por Deus a protegerem uma pessoa, lugar ou povo. Daniel menciona ter visto um sentinela, um anjo que estava vigiando. A primeira menção aparece no relato da queda, quando Adão e Eva comem da Árvore do conhecimento do bem e do mal, e são expulsos do Jardim do Éden. Deus colocou Querubins e uma espada resplandescente para guardar o caminho para a Árvore da vida.

Anjos chamados pelo nome na Bíblia

Anjos chamados pelo nome na Bíblia

São os Anjos que irão tocar suas trombetas e derramar as taças da ira de Deus, no Juízo Final. A descrição detalhada da ação desses anjos aparece no livro do Apocalipse. Há um paralelo entre as imagens descritas no toque das trombetas e no derramar das 7 taças da ira de Deus.

Assim, tendo uma compreensão tão alargada sobre angeologia (estudos dos anjos), com adições de experiências não inspirados por Deus, algumas linhas judaicas se afastaram da verdade bíblica. Adotaram conhecimentos distorcidos na busca por intermediários na sua busca por Deus.

 

O Papa Pio XII, na Encíclica “Humani Generis”, de 12.08.1950, deixa claro que os anjos são seres pessoais. A mesma afirmação fez o Papa Paulo VI na sua “Profissão de Fé”, no “Credo do Povo de Deus”, em 30.06.1968.

São anjos que ocupam lugares de autoridade entre os seres angelicais. Dá ideia de certa hierarquia entre os seres celestiais com funções como chefes ou príncipes de anjos.

Os anjos são criaturas puramente espirituais, dotadas de inteligência e de vontade; são criaturas pessoais e imortais. “Eles jamais poderão morrer, porque são iguais aos anjos e são filhos de Deus, porque são ressuscitados” (Lucas 20,36). Eles superam em perfeição a todas as criaturas visíveis, como dá testemunho o fulgor de sua glória: “Seu corpo era como o crisólito; seu rosto brilhava como o relâmpago, seus olhos, como tochas ardentes, seus braços e pés tinham o aspecto do bronze polido e sua voz ressoava como o rumor de uma multidão” (Daniel 10,6).

Quais os tipos de anjos? Como os anjos estão organizados?

Quais os tipos de anjos? Como os anjos estão organizados?

Os espíritos malignos reconhecem o Senhorio de Cristo. Certo homem da terra de Gadara (Gedara) possesso por muitos espíritos malignos, vivia atormentado e isolado em cemitérios. Quando Jesus passou por aquela região, aquele homem correu e se prostrou diante de Cristo. Ao ser questionado pelo Senhor, aquele espírito mal se autointitulou de "Legião" porque eram muitos naquele homem. Esse relato nos mostra que os demônios podem causar muitos males às pessoas, mas Jesus é infinitamente superior e pode libertar.

Muitos acreditam que essa não era uma simples aparição de um anjo em missão como representante de Deus. Mas que se trata de uma teofania (aparição do próprio Deus) na 2ª pessoa. Os argumentos baseiam-se na diferença entre essas referências, está no modo em que o "Anjo do Senhor" se apresenta como sendo o próprio Senhor e não um mensageiro, simplesmente.

Essa é uma designação especial do Antigo Testamento sobre a aparição desse "Anjo". Há pelo menos 60 ocorrências que mostram de forma especial essa descrição em comparação a outras aparições de anjos comuns.

Felipe Aquino

Toda a vida de Jesus foi cercada da adoração e do serviço dos anjos. Desde a Encarnação até a Ascensão do Senhor, eles O acompanharam. A Sagrada Escritura diz que quando Deus “introduziu o Primogênito no mundo, proclama: “Adorem-no todos os Anjos de Deus” (Hebreus 1, 6). Alguns teólogos acham que isso motivou a queda dos anjos maus, por não aceitarem adorar a Deus Encarnado na forma humana.

Os anjos são seres espirituais criados por e para servir ao Senhor. Nos diferentes relatos bíblicos vemos que os anjos ocupam posições diferentes, exercem funções distintas mas sempre com o mesmo objetivo: glorificar a Deus, em louvor, reverência e obediência constantes.

Tradições judaicas - Considerado o anjo da iluminação, seu nome significa fogo, ou "Chama de Deus". Aparece nos livros apócrifos de Enoque e 2º livro de Esdras, onde é sugerido que seja este quem terá instruído Esdras na sua obra; também acredita-se que seja este anjo quem lutou com Jacó; também aquele que anunciou o dilúvio a Noé entre outras atuações. Mas nada disso pode ser confirmado pela Bíblia.

You are here

Esses seres celestiais celebram louvores a Deus, pelo Seu esplendor e grandeza constantemente. Em toda a Bíblia há diversas menções e referências sobre a adoração contínua que os anjos expressam a Deus. Mas de forma geral, em todas as suas funções ou tarefas, no fim, todos glorificam a Deus através da sua obediência, temor e exaltação.

A Bíblia fala sobre anjos que pecaram contra o Criador e não guardaram a sua condição original de dignidade perante Deus. Estes são os anjos caídos que têm prazer em se opor a Deus e tentam destruir a Sua obra.

O fato de os anjos não poderem se procriar, implica na verdade de que Deus criou os anjos com um número completo (cf. Lucas 20:36). Em outras palavras, existem tantos anjos hoje quantos existiam no momento em que foram criados por Deus. Os anjos também não estão sujeitos à morte (Lucas 20:36).

Novas Perguntas Respondidas

Os anjos são seres espirituais, o que significa que eles não possuem corpo. Mas às vezes os anjos também podem se manifestar de forma visível, inclusive de modo semelhante à forma física humana (Gênesis 18:2-19:22; João 20:12,13; Atos 12:7-10).

Tradições judaico-cristãs - O nome desse anjo aparece no 2º livro de Esdras. Este livro apócrifo é reconhecido apenas pelos cristãos ortodoxos. Segundo esse texto não inspirado, Jeremiel tinha o dever de guardar o Sheol ou Hades, o abismo e o conhecido "Seio de Abraão", onde as almas justas aguardavam pelo Senhor. Não há nenhuma fundamentação bíblica para essas informações.

Rafael, Uriel, Salatiel, Samael, Fanuel, Jeremiel, Remuel, Jegudiel e Baraquiel são alguns nomes de anjos que aparecem na tradição mística judaica. Muitas dessas crenças, a Cabala por exemplo, tem como base o Antigo Testamento mas distorcem e adicionam acréscimos de estudos rabínicos e obras não canônicas de judeus, que contradizem a Bíblia.

Anjos caídos

Anjos caídos

São uma classe de anjos bastante aproximada da dos Querubins. Aparecem somente em Isaías 6, glorificando a Deus e preparando o profeta Isaías para se aproximar de forma apropriada de Deus.

Satanás foi o primeiro a pecar e portanto, é o originador do pecado no universo. Ele pecou antes de os seres humanos terem caído, tentados por ele mesmo no Éden. Jesus disse que ele "foi homicida desde o princípio", e que ele "é mentiroso e pai da mentira".

Como realmente são os anjos querubins?

No livro bíblico de Ezequiel, querubins são descritos como seres alados com uma cabeça de leão, uma de touro, uma de águia e uma de homem. Foi provavelmente só na Renascença que sua imagem foi “suavizada” para relacionar anjos à pureza.

Como realmente são os anjos?

Os anjos são os seres espirituais que fazem o meio-de-campo entre os homens e o Todo-Poderoso. As asas possibilitam que eles façam o caminho entre o céu e a terra. Ainda segundo a tradição cristã, anjos não nascem, não morrem e não se reproduzem. Podem manifestar-se corporalmente, mas não têm peso ou altura.