Podem ser classificados levando-se em conta a origem, a densidade e o tamanho dos fragmentos. Considerando a densidade, existem agregados leves (pedrapomes, vermiculita...); agregados normais (brita, areia, cascalho...); agregados pesados (barita, magnetita...).
Agregados leves são agregados minerais expandidos, ou de origem sintética como o EPS, com peso específico reduzido e elevada capacidade de isolamento térmico e acústico para concretos e argamassas.
Onde fazer a inscrição e a exclusão do agregado
Os agregados naturais são compostos por diferentes minerais, com composições variáveis. Mesmo com agregados de mineralogia uniforme, as suas propriedades podem ser alteradas pela oxidação, hidratação, lixiviação ou intemperismo./span>
O termo “agregados do solo” descreve o resultado de diversos processos biológicos, físicos e químicos que, juntos, promovem a união de partículas. ... Em outras palavras, os agregados do solo se referem a vários conjuntos de partículas minerais que, ao se ligarem à matéria orgânica, formam pequenas estruturas./span>
A matéria orgânica, os óxidos e os hidróxidos são agentes cimentantes, tanto das partículas primárias quanto das partículas secundárias do solo. Podem-se incluir, também, os ciclos de umedecimento e secagem como importante fator ambiental que interfere na agregação do solo (Carvalho, 1991 & Maltoni, 1994).
A estrutura de um solo é a sua característica física expressa pela forma, dimensão e arranjo das suas partículas sólidas e dos vazios que a elas se associam. A estrutura do solo está relacionada com a presença no solo de grandes moléculas minerais, como as das argilas, e orgânicas, como as do húmus ou ácidos húmicos.
A estrutura do solo é definida pela maneira como são montadas partículas individuais de areia, silte e argila. Partículas únicas quando montadas aparecem como partículas maiores. Estes são chamados agregados. ... A circulação da água no solo varia muito de acordo com a estrutura./span>
Quando houver predomínio de partículas minerais de maior diâmetro, o solo é classificado como cascalhento, ou arenoso; quando houver predomínio de minerais coloidais, o solo é classificado como argiloso. ... A estrutura do solo descreve a maneira como as partículas do solo estão agregadas.
Solos bem estruturados são aqueles que conseguem manter a estabilidade de seus agregados, mesmo sob mudanças abruptas de umidade do solo e chuvas intensas./span>
Durante longos períodos de tempo, processos pedológicos como iluviação e intemperismo mineral podem alterar a textura de certos horizontes do solo. ... Portanto, Não, pois o solo (forma, características, textura, dentre outras características) são determinadas pela dinâmica e interação entre os fatores de formação.
O solo é constituído por três fases: sólida, líqüida e gasosa. ... A fase líqüida, a água ou a solução do solo (elementos orgânicos e inorgânicos em solução), e a fase gasosa, de composição variável, de acordo com os gases produzidos e consumidos pelas raízes das plantas e dos animais (CO2 e O2).
Este cheiro almiscarado, orvalhado e complexo é produzido por rochas, argilas, minerais, bacterias, e outros componentes do solo mas principalmente é caracterizado pela presença de uma substância química que existe na terra (em praticamente todos os tipos de terra, do vaso de plantas do quintal até a mais densa .../span>
A cor do solo está diretamente relacionada às propriedades químicas e físicas do solo e a sua composição biológica e mineralógica, sendo que os principais fatores que influenciam a cor dos solos são a mineralogia, a umidade e o conteúdo de matéria orgânica.
A cor do solo reflete, na maioria dos solos tropicais, basicamente, a composição de cores de minerais de ferro e o conteúdo de matéria orgânica presente no solo. A cor de um horizonte ou camada pode ser relativamente uniforme ou, apresentar misturas de diferentes cores.
Um mesmo solo, por exemplo, um Latossolo, é classificado como Vermelho, quando o matiz for igual ou mais vermelho que 2,5YR, e Vermelho-Amarelo, quando o matiz for mais vermelho que 5YR e mais amarelo que 2,5YR.
A cerosidade é um atributo morfológico dos solos e expressa-se como um brilho ceroso, observada principalmente na superfície dos agregados. Sua gênese é relacionada à formação de películas ou filmes de argila e a feições de estresse na face dos peds.
O processo de gleização implica na manifestação de cores acinzentadas, azuladas ou esverdeadas, devido à redução e solubilização do ferro, permitindo a expressão das cores neutras dos minerais de argila, ou ainda a precipitação de compostos ferrosos.
Latossolos são solos minerais, homogêneos, com pouca diferenciação entre os horizontes ou camadas, reconhecido facilmente pela cor quase homogênea do solo com a profundidade.
A textura corresponde a uma das propriedades físicas de um solo e corresponde à proporção em que se encontram no solo os seus constituintes (e que têm interesse agrícola). Assim sendo, os solos podem apresentar diversas texturas: argilosa, arenosa e franca./span>
Uma terra tem numerosas caraterísticas. ... Três componentes regem a textura de uma terra : a argila, os limos e a areia. A argila, pesada mas generosa. A argila torna a terra maleável, adesiva.
A textura ou granulometria refere-se à proporção de argila, silte e areia do solo. ... Não só a classificação do solo depende diretamente do teor de argila ao longo do perfil, mas também o manejo de solo.
triângulos texturais. Sabendo-se os valores das frações areia, silte e argila de uma amostra de solo, e entrando com esses valores no triângulo textural, pode-se determinar a classe de textura do solo./span>
O solo argiloso, chamado de “solo pesado” possui coloração vermelho-escura, é uma terra úmida e macia, composto por mais de 30% de argila, alumínio e ferro. ... O solo argiloso retém muito mais água, a um determinado potencial, do que o solo de textura média ou arenoso.
Como é: Possui textura pesada, suave e pegajosa. Pode ser moldado quando está húmido embora seja muito duro e seco.