A História da Jugoslávia ou Iugoslávia começa com o colapso do Império Austro-Húngaro e do Império Otomano (que durante séculos dominaram a região dos Bálcãs), após o fim da Primeira Guerra Mundial, o que levou à criação deste país, que foi formado graças ao Tratado de Versalhes.
A Fragmentação da Iugoslávia ocorreu por causa de uma série de conflitos políticos e também militares que ocorreram na antiga República Socialista Federativa da Iugoslávia, num conflito que durou oficialmente de 1991 até 2001.
A Guerra da Bósnia foi uma consequência da fragmentação territorial da Iugoslávia e das rivalidades entre as diferentes etnias que formavam a Bósnia. A Guerra da Bósnia ocorreu de 1992 a 1995 após a declaração de independência da Bósnia-Herzegovina.
Sete países surgiram da desintegração da Iugoslávia, seis deles foram internacionalmente reconhecidos (embora não imediatamente após o fim da Iugoslávia) e um ainda não. Foram reconhecidos pela comunidade internacional a Eslovênia, a Croácia, a Bósnia e Herzegovina, a Macedônia, Montenegro e a Sérvia.
Iugoslávia – Formação e Desagregação
Em 1929, o rei Alexandre mudou o nome do país para Reino da Jugoslávia, que significa "terra dos eslavos do sul".
Nota com a imagem de Josip Broz Tito, o líder comunista da Iugoslávia. No final do século XX e no início do XXI, as repúblicas se separaram e se tornaram países independentes. Esses países são a Bósnia e Herzegovina, a Croácia, a Eslovênia, Kosovo, a Macedônia do Norte, Montenegro e a Sérvia.
O território foi reordenado segundo as diferenças étnicas, linguísticas e religiosas, dando origem a seis repúblicas que, juntas, formavam a então Iugoslávia: Eslovênia, Croácia, Sérvia, Bósnia-Herzegovina, Montenegro e Macedônia. A mais importante delas era a Sérvia, que incluía as províncias de Kosovo e Voivodina.
Conflitos
Estimulados por Milošević, em outubro de 1990, os sérvios da região de Krajina, iniciaram seu processo de independência, que culminou com a criação da República Sérvia de Krajina, oficialmente declarada em 28 de fevereiro de 1991. ... As vitórias sérvias levam a ONU a impor sanções econômicas contra a Iugoslávia.
Introdução. A Iugoslávia foi um país que existiu no sudeste da Europa entre 1929 e 2003. ... Esses países são a Bósnia e Herzegovina, a Croácia, a Eslovênia, Kosovo, a Macedônia do Norte, Montenegro e a Sérvia.
Belgrado
Grafia usada no Brasil. Nos restantes países da CPLP escreve-se Jugoslávia.
servo-croata
Língua montenegrina
Eles são animados e apaixonados pela vida. Os sérvios são muito ativos tanto na cidade como ao ar livre e são um ótimo parceiro para aproveitar as noites de festa ou os longos dias de caminhadas, visitas a teatros ou passeios de bicicleta extremos, noites com um grande grupo de amigos ou bungee jumping.
O idioma serve como a língua nativa de cerca de 88% da população do país. É a única língua européia a ser escrita usando dois scripts distintos. ... A Constituição da Sérvia declara o cirílico sérvio como o roteiro oficial da nação, enquanto a escrita latina é descrita como “script em uso oficial”.
Europa
Quem nasce na Sérvia é sérvio, nome dado a qualquer cidadão nascido nesse país europeu.
Europa
Europa
Sérvia
Sérvia e Montenegro, oficialmente União Estatal de Sérvia e Montenegro, foi um Estado confederado de curta duração, com aproximadamente três anos de existência (de 2003 a 2006), situado nos Bálcãs, último vestígio da antiga Iugoslávia, e composto, como o nome indica, pelas repúblicas da Sérvia e de Montenegro.