Os nomes terminados em –u tomam no feminino a terminação –a. Os nomes terminados em –eu formam geralmente o feminino mudando o –eu em –eia. Os nomes mau e réu perdem o u para formar o feminino, tomando o a de mau acento agudo.
Alguns substantivos formam o feminino por meio de acréscimo do sufixos -esa, -essa, -isa, -ina, - triz. Usado esses sufixos ,forme o feminino do substantivos: Imperador Príncipe.
Singular: Quando o substantivo representa apenas um ser, um objeto ou um grupo de seres ou objetos, dizemos que ele é singular. ... Plural: Quando o substantivo representa mais de um ser, objeto ou grupo de seres e objetos, dizemos que ele é plural.
Para começar, há uma regra geral que ajuda e muito: Norma geral: nos substantivos compostos vão para o plural apenas as palavras que forem substantivo ou adjetivo, inclusive ambos juntos. ... – O guarda-chuva, os guarda-chuvas (verbo + substantivo). – O abaixo-assinado, os abaixo-assinados (advérbio + adjetivo).
A palavra vírus não tem singular, ela sempre será escrita no plural. Mesmo que esteja relacionado a apenas uma coisa, a palavra vírus sempre será escrita no plural. Na Língua Portuguesa, existem palavras que são admitidas somente no plural, assim como acontece com vírus.
Substantivo Simples
Caracteriza-se como variável aquela palavra que sofre flexão, e como invariável aquela palavra não flexionada.
Várias classes de palavras abrangem exclusivamente palavras invariáveis, como é o caso das conjunções e das interjeições. ... Segue alguns exemplos: "entretanto"; "todavia"; "conforme"; "Silêncio!"; "portanto"; "olá"; "alô"; "oxalá"; entre outros.