LOCALIZANDO A NOTA SI Então aqui vai uma dica muito objetiva para você: Todo piano ou teclado possui 5 teclas pretas divididas em grupo de duas e três teclas. No grupo de três teclas a nota Si é a primeira tecla branca, depois da terceira tecla preta (Lá#).
Use seu dedo indicador para abafar um E7 aberto e tornar qualquer acorde uma sétima. Se souber fazer um E7 aberto, você pode simplesmente mover essa forma para baixo do braço até B, abafá-lo, e assim você terá um B7.
Lá – Si – Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá Para formar um acorde iremos precisar da primeira, da terceira e da quinta nota da escala.
1 2 3 4 5 6 7 8 No teclado: Então vemos que o sétimo grau é a nota si, agora é só acrescentar ela ao acorde de C (dó maior).
Si Maior com Sétima (B7) - Violão.
Informação do acorde Si 7ª dominante (B7) para piano.
O acorde de sétima é qualquer acorde que possua uma sétima (três terças sobrepostas), ele sendo: maior, menor, diminuto, Aumentativo ou suspenso. Também pode ser chamado de tétrade (Tríade+7) quando há quatro notas diferentes, que se chamam fundamental, terça, quinta e sétima.
Para representar um acorde com sétima aumentada basta acrescentar um dos seguintes símbolos após a letra da nota: 7+ ou 7M ou mesmo maj7. Por exemplo: C7+ ou C7M ou Cmaj7. É importante gravar esses diferentes símbolos, pois pode ser que você se depare com uma música que faça uso de um deles.
Mas, uma forma bem simples de começar a usá-los é a seguinte:
A sua mão direita, para tocar o acorde com 3 notas, como o acorde maior e menor, irá utilizar os dedos onde os números combinem com os graus. Por exemplo, em um acorde maior (1º – 3º – 5º), utilize os dedos 1 – 3 – 5 na mão direita. Já na mão esquerda, você vai tocar apenas o 1º e o 5º grau.
A cifra que representa o acorde de fá sustenido menor é esta: F#m. A letra “F” significa Fá. O “#” significa sustenido. E o “m” significa menor.
O acorde de Mi menor é tocado com apenas 2 dedos e você poderá utilizar todas as cordas para fazer batidas nele. Por isso é tão fácil, pois além de uma montagem tranquila você não terá muitos problemas pra colocar batidas quando estiver tocando ele.
Analisando o desenvolvimento harmônico de Dó, podemos abstrair a seguinte regra. Temos: 1º grau Maior, 2º menor, 3º menor, 4º Maior, 5º Maior, 6º menor e 7º menor com quinta diminuta. Agora, basta posicionarmos regra e tons numa tabela para desenvolvermos os campos correspondentes.
Intervalos Maiores Exemplos sobre a tônica Dó: ré – segunda maior (2 ou 2M) réb – segunda menor (2m ou 2b) rebb – (dobrado bemol) – segunda diminuta ( 2dim)