Então, o que fazer? Os pequenos passos ideais para se livrar do vício em redes sociais consistem em desativar algumas notificações, a vibração, ou ainda optar por aplicativos que fazem o monitoramento do tempo gasto no smartphone. O próprio Instagram, inclusive, conta com essa função.
Desligue as notificações O primeiro e mais simples passo para começar a desapegar do smartphone é desabilitar qualquer tipo de notificação que não tenha extrema importância. Desligue os avisos do Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e não esqueça dos grupos do WhatsApp.
As dicas a seguir vão ajudar a deixar uma amizade falida ir embora.
Os principais sintomas do vício de celular, de internet e de outras tecnologias são:
Um estudo apresentado na conferência anual do American College of Cardiology na América Latina apontou que jovens que usam o celular por cinco ou mais horas por dia têm uma elevação de 43% no risco de desenvolver obesidade.
Conheça os 6 principais problemas causados pelo uso excessivo do celular:
A dependência das redes sociais pode gerar em alguns casos depressão, ansiedade e pânico.
Ficar tempo demais olhando para qualquer tela luminosa, como as de celulares e tablets, pode causar cansaço nos olhos, além de deixá-los secos e irritados. Isso porque essa luz azul-violeta é responsável por causar degeneração macular, uma das principais causas de cegueira do mundo.
Tem gente que não desgruda do celular nem na hora de dormir. O hábito de colocá-lo sob o travesseiro ou a coberta, entretanto, pode ser perigoso. Qualquer aparelho ligado, mesmo em modo avião, gasta energia e é natural que aqueça. Esse aquecimento é ainda maior se o aparelho for deixado confinado.
Especialistas indicam que o celular deve estar há pelo menos um metro de distância do nosso corpo enquanto dormimos. Podemos deixá-lo, por exemplo, em cima do sofá ou de uma cadeira.
O uso da tecnologia é apontado como um dos grandes problemas que pode atrapalhar o sono de tantas pessoas. Cerca de 90% da população diz usar o celular, a TV ou outro dispositivo eletrônico até adormecer.
Se você não precisa do despertador do celular no dia seguinte, então o indicado é desligá-lo durante a noite. ... É indicado desligar o celular uma vez por dia, e se você puder fazer isto na hora de dormir, então estará preservando sua vida útil. A única ressalva é não desligar o aparelho se a bateria estiver zerada.
Quando reduz a luminosidade, o organismo produz a melatonina, um hormônio que prepara o cérebro para dormir." Porto acrescenta que usar o celular antes de dormir faz com que seja enviada uma mensagem confusa ao cérebro. "O espectro de luz desses aparelhos está na faixa do azul, que é a luz que mais inibe a melatonina.
De acordo com a Consultora do Sono da Duoflex, Renata Federighi, a quantidade de luz influencia na produção da melatonina, hormônio que avisa o cérebro que já é hora de dormir. ... Presente na maioria dos celulares, a luz azul ajuda a regular o relógio biológico, chamado de circadianismo ou ciclo circadiano.