Como Se D O Crescimento Dos Insetos?

Como se d o crescimento dos insetos

O crescimento dos insetos ocorre por meio de mudas ou ecdise, significando a troca periódica do exoesqueleto formado por um polissacarídeo chamado de quitina, secretado pelas células da epiderme desses animais, impedindo o contínuo crescimento dos mesmos.

De estudante para estudante

O Processo de Artropodização É o que entendemos por evolução anagenética (processo de anagênese). No caso dos artrópodes ocorreu, durante a anagênese de sua espécie ancestral, o que podemos chamar de artropodização, ou seja, este ancestral “tornou-se artrópode”.

Em alguns casos, o esperma é armazenado em espermatóforos que podem ser transferidos durante a relação sexual ou depositados no substrato para serem coletados pela fêmea. Os espermatozóides são então armazenados na espermateca feminina.

ANIMAIS

ANIMAIS

Pertencem a este grupo os artrópodes, os nemátodes, os Nematomorpha, os Tardigrada, os Onychophora, os Loricifera, os Priapulida e os Cephalorhyncha. O processo da ecdise nos Ecdysozoa é controlado por hormonas chamadas ecdisteróides.

Na maioria dos insetos, o meso e o metatórax carregam um par de asas. São expansões cuticulares da epiderme, e são dotadas de veias. Por outro lado, as patas são adaptadas para diferentes funções, dependendo do modo de vida, uma vez que os insetos terrestres podem ser caminhantes, saltadores, escavadores, nadadores. Em algumas espécies, elas são modificadas para capturar presas ou coletar pólen.

HISTÓRIA

Muitas espécies acasalam apenas uma vez na vida, mas outras podem acasalar várias vezes ao dia. Os insetos geralmente depositam muitos ovos, até mais de um milhão de cada vez, podendo ser depositados sozinhos ou em grupos, e o fazem em locais específicos. Algumas espécies os colocam sobre a planta da qual as larvas se alimentarão, as espécies aquáticas os colocam na água e, no caso das espécies parasitas, elas depositam seus ovos em lagartas de borboleta ou em outros insetos, onde a larva posteriormente se desenvolverá e terá alimento. Além disso, em alguns casos, eles podem perfurar a madeira e colocar seus ovos dentro dela. Outras espécies são vivíparas e nasce um indivíduo de cada vez.

A muda ou ecdise é um processo pelo qual o exoesqueleto desprende-se periodicamente, permitindo o crescimento do animal, seguido da produção de um novo exoesqueleto. ... Assim, periodicamente, esse exoesqueleto é eliminado para que o animal desenvolva-se por meio de um processo denominado de muda ou ecdise.

O que é a muda dos insetos?

O que é a muda dos insetos?

substantivo feminino [Biologia] Ato de soltar ou perder o tegumento, como no caso de certos insetos, a pele nas serpentes, a pelagem em certos mamíferos e a plumagem entre as aves; muda.

REGULAÇÃO HORMONAL DO CRESCIMENTO DOS INSETOS Apesar das diferenças entre seus padrões de desenvolvimento, os insetos utilizam os mesmos hormônios no crescimento, muda e metamorfose, cujo plano geral é o seguinte (Fig. 3). Figura 3. Representação das interações hormonais durante a metamorfose completa de um inseto.

Outras características dos insetos

É composto de 9 a 11 segmentos, mas o último se encontra muito reduzido em estruturas chamadas cercos. Nos segmentos genitais, estão alojados os órgãos sexuais, que nos machos são os órgãos copuladores para transferir o esperma, e nas fêmeas estão relacionados à oviposição.

Se você quer saber mais sobre os insetos, recomendamos a leitura deste outro artigo do PeritoAnimal sobre os 10 insetos mais venenosos do Brasil.

Os insetos possuem um organismo menos complicado que os mamíferos; não possuem pulmões, fígado e sistema cardiovascular; possuem apenas um tipo de nervo bioquímico, enquanto os mamíferos possuem três. Ainda conseguem uma alta resistência a anoxia (falta de oxigênio no cérebro).

Quais insetos fazem ecdise?

A ecdise ou muda é o processo em que o inseto troca de exoesqueleto para garantir seu crescimento. O ácido úrico é a principal excreta dos insetos e constitui uma importante adaptação ao meio terrestre, uma vez que é eliminado sem que ocorra perda de água.

As primeiras etapas do crescimento ocorrem dentro do ovo, e eles podem abandoná-lo de diversas maneiras. Durante a metamorfose, o inseto sofre transformações e muda de forma, ou seja, troca a muda ou ecdise. Embora esse processo não seja exclusivo dos insetos, neles ocorrem mudanças muito drásticas, pois estão relacionadas ao desenvolvimento das asas, restritas à fase adulta, e à maturidade sexual. As metamorfoses podem variar de acordo com seu tipo e são classificadas da seguinte forma:

Os insetos são animais invertebrados que estão dentro do filo dos artrópodes, ou seja, possuem um exoesqueleto externo que lhes proporciona grande proteção sem sacrificar sua mobilidade, e também possuem apêndices articulados. Eles formam o grupo mais diversificado de animais do planeta, com mais de um milhão de espécies, enquanto muitas mais são descobertas a cada ano.

FOTO DO DIA

Os insetos apresentam o corpo subdividido cabeça, tórax e abdome. Possuem um par de antenas, dois pares de asas, na maioria das vezes, mas há espécies com apenas um par e outras sem asas. Os metâmeros são desiguais em tamanho e, durante o desenvolvimento embrionário, alguns deles podem se fundir.

Tem forma de cápsula e é onde estão inseridos os olhos, o aparelho bucal composto de várias peças e o par de antenas. Os olhos podem ser compostos, formados por milhares de unidades receptoras, ou simples, também chamados de ocelos, que são pequenas estruturas fotorreceptoras. O aparelho bucal é constituído por peças articuladas (labro, mandíbulas, maxilas e lábio) que lhes permitem desempenhar diferentes funções, dependendo do tipo de inseto e seu tipo de alimentação, que pode ser:

O que é o processo de Artropodização?

O Processo de Artropodização É o que entendemos por evolução anagenética (processo de anagênese). No caso dos artrópodes ocorreu, durante a anagênese de sua espécie ancestral, o que podemos chamar de artropodização, ou seja, este ancestral “tornou-se artrópode”.

Qual a importância do sistema respiratório no manejo de insetos?

Muitos autores consideram o aparelho respiratório dos insetos como ponto de penetração ou absorção de inseticidas químicos e/ou biológicos, sendo transportado através das traquéias até a hemolinfa e para outros tecidos, inclusive o sistema nervoso (CHAPMAN, 1998; EDWARDS et al., 1958).

Quais informações são necessárias para aplicação do controle integrado de uma determinada doença?

As informações necessárias para que ocorra o controle integrado de determinada doença dizem respeito à sua etiologia e epidemiologia, estas serão responsáveis por fornecer informações como a identificação do patógeno, o ciclo de vida do mesmo, e também acerca da interação entre patógeno, hospedeiro e ambiente, para que ...

Como funciona o manejo integrado de doenças?

O manejo integrado de pragas e doenças é uma estratégia de controle múltiplo de infestações que se fundamenta no controle ecológico e nos fatores de mortalidade naturais procurando desenvolver táticas de controle que interfiram minimamente com esses fatores com o objetivo de diminuir as chances dos insetos ou doenças ...

Qual a função do MIP?

O Manejo Integrado de Pragas (MIP) tem como principal objetivo manter as pragas sempre abaixo de um nível em que elas não possam causar danos para a lavoura.

O que significa a sigla MIP?

O Manejo Integrado de Pragas (MIP) é um conceito instituído pela comunidade científica na década de 1960, para otimização do controle de pragas agrícolas (como insetos), doenças e plantas daninhas.

O que é manejo integrado de pragas e doenças?

O manejo integrado de pragas (MIP) é definido como “uso de táticas de controle, isoladamente ou associadas harmoniosamente, numa estratégia baseada em análises de custo/benefício, que levam em conta o interesse e/ou o impacto sobre os produtores, sociedade e o ambiente” (Kogan, 1998).

O que é Mid manejo integrado de doenças?

Filosofia de controle que procura preservar e incrementar os fatores de mortalidade natural, através do uso integrado de todas as técnicas de combate possíveis, selecionadas com base em parâmetros econômicos, ecológicos e sociais.

O que é nível de dano econômico pragas?

O Nível de Dano Econômico (NDE) é a densidade populacional da praga ou de danos que causa prejuízos à cultura iguais ao custo de adoção de medidas de controle. Para simplificar, é a menor densidade populacional capaz de causar perdas econômicas.