Após cicatrizar, a queimadura de 2º grau pode deixar uma mancha mais clara, nas queimaduras superficiais, ou cicatriz, nas mais profundas....No entanto, outros sinais e sintomas comuns incluem:
A regra de Wallace (comumente conhecida como regra dos nove) é uma ferramenta de medida utilizada em medicamentos de atendimento pré-hospitalar. A intenção da medida é quantizar a área total da superfície corporal atingida por uma queimadura.
O tempo médio de cura de uma lesão de primeiro grau varia de três a quatro dias; a de segundo grau leva de duas semanas a um mês para sarar, e a de terceiro grau pode demorar até um ano de tratamento, com acompanhamento profissional. Quem tem a pele mais escura pode ficar com o local da queimadura esbranquiçado.
- Primeiro grau: bastante frequente, ocorre com a destruição da epiderme, a camada mais superficial da pele. Ela fica vermelha e dolorida, mas os sinais somem em uma semana, não há bolhas e, após a cicatrização, não ficam marcas. - Segundo grau: compromete a epiderme e a derme, uma camada mais profunda da pele.
Lavar a região queimada com água por mais de 10 minutos para limpar a região e diminuir a dor; Evitar romper as bolhas que tenham se formado, mas, se necessário, utilizar uma agulha esterilizada; Aplicar uma gaze com pomada de sulfadiazina de prata a 1%; Enfaixar o local cuidadosamente com uma atadura.
- Se a queimadura for de segundo grau e apesentar bolhas, é essencial arrefecer a região queimada com soro fisiológico ou, na sua falta, com água fria corrente ou cubos de gelo, até a dor acalmar, antes de lavar cuidadosamente com um antissético, sem nunca aplicar álcool.
Lavar imediatamente o local com água fria e sabão neutro por mais de 5 minutos para resfriar a pele e para que fique totalmente limpa e livre de microrganismos. Após a limpeza, o ideal e fazer compressas frias nas primeiras horas e usar um bom creme hidratante para manter a queimadura hidratada.
Tenha os mesmos cuidados indicados para queimaduras de 1º grau e cubra a área queimada com gazes molhadas em soro fisiológico ou água limpa, para evitar infecção. “Mantenha o curativo molhado usando recipientes de soro ou água limpa. Se a queimadura for extensa, é preciso ser atendido no hospital”, ressalta Bruna.
Permanecer em locais muito quentes ou fontes de calor, como entrar em carros quentes expostos ao sol, fazer sauna, ir à praia ou cozinhar no forno, por exemplo, devem ser evitados, pois emitem um tipo de radiação infravermelha, e que é capaz de manchar a pele e prejudicar a sua recuperação.
Faça compressas Compressas com água fria no local da queimadura podem diminuir o inchaço e as dores das lesões, além de baixar a temperatura corporal. Substituindo a água, a camomila possui propriedades calmantes e cicatrizantes que ajudam a amenizar o desconforto causado pela queimadura.
Confira 5 dicas simples que ajudam a tratar qualquer queimadura de forma mais rápida e natural:
Dicas para bronzeamento rápido