Para calcular o ciclo menstrual da mulher, deve se levar em consideração o período entre 25 e 30 dias, sendo mais comum o de 28 dias. Para calcular o seu ciclo menstrual, especificamente, basta verificar o intervalo de tempo entre o primeiro dia da sua menstruação do mês e o primeiro dia da menstruação seguinte.
A sua próxima menstruação deve vir aproximadamente nos dias 16 a 20 de Novembro. Confira navegando no calendário abaixo quando será o seu período menstrual nos próximos meses.
A duração típica de um ciclo menstrual em adultos que não fazem uso de nenhum tipo de contraceptivo hormonal costuma ser entre 24 e 38 dias (3). Variações nas durações do ciclo são comuns (4).
Em cada mulher esse ciclo pode durar um tempo determinado, mas intervalos menores que 25 dias ou maiores que 35 podem indicar algum problema que devem ser avaliados por um médico ginecologista./span>
Diz-se que um ciclo menstrual é irregular quando acontece consistentemente fora de intervalos “regulares” por motivos não esperados. Alguma variação na duração do seu ciclo é normal e esperada nas suas primeiras menstruações (menarca) e também quando se aproxima da menopausa (perimenopausa).
Porém, ter um ciclo irregular não significa que você é estéril. Você provavelmente terá maior dificuldade para engravidar, mas a gravidez é possível. Como em ciclos irregulares a ovulação não pode ser calculada, você poderá realizar um teste e saber com antecedência seu dia fértil./span>
Para saber se você está com a menstruação irregular, é preciso ficar atento a alguns sintomas, como:
Muitas vezes, o ciclo menstrual irregular é decorrente de disfunções de hormônios ovarianos, que impedem o funcionamento adequado dos ovários. Nessa circunstância, não há liberação do óvulo, o que automaticamente impede as chances de fecundação e de gravidez.
O que fazer: É importante consultar o ginecologista para que sejam avaliados os sintomas e sejam realizados exames de sangue e de imagem que ajudem a identificar a causa dos sintomas e da menstruação irregular, e, assim, ser indicado o tratamento mais adequado, que pode envolver o uso de medicamentos para reposição ...
Alguns dos remédios que podem ajudar a regular o ciclo menstrual irregular são:
como regular a menstruação?
O estresse e a ansiedade pode alterar o ciclo menstrual de uma forma que a mulher não ovule em determinado ciclo, provocando a ausência de menstruação no mês. Viroses como gripe, ou infecções simples, como cistite ou amigdalites podem ser suficientes para provocar uma desordem no seu ciclo menstrual./span>
Medicamentos Os antidepressivos, antipsicóticos, imunossupressores e anti-hipertensivos também podem atrasar a menstruação./span>
3 Remédios Caseiros para Menstruação Prolongada
É difícil parar a menstruação já no primeiro dia. Entretanto, ela pode ser acelerada para acabar mais rápido, com o ácido acetilsalicílico (aspirina), que evita a coagulação e acelera o sangramento. Canela, Artemísia e banhos quentes também são métodos caseiros que aceleram menstruação.
Como parar a menstruação: 6 formas possíveis
Primosiston® é indicado no tratamento de hemorragia uterina disfuncional e antecipação e retardamento da menstruação.
Você deve ingerir 1 comprimido 3 vezes ao dia durante, no máximo, 10 a 14 dias, iniciando-se 3 dias antes da menstruação esperada. Isso retardará a menstruação para 2 a 3 dias após a suspensão da medicação. Caso isso não aconteça, o médico deverá ser consultado.
No entanto, uma forma de saber quando é o período fértil em caso de ciclo irregular é anotar durante um ano a duração de cada ciclo menstrual e depois subtrair 18 dias ao ciclo mais curto e 11 dias ao ciclo mais longo.
Em casos de ciclos irregulares, essa missão pode não ser tão fácil assim. Mas ainda sim é possível saber mais ou menos quando a ovulação aconteceu. Se a mulher está tentando engravidar, ela terá noção de quando teve muco fértil, ou quando ficou mais úmida. Esses são os dois principais sintomas de ovulação.
Sintomas de gravidez amamentando Os sintomas clássicos de uma gravidez devem-se, sobretudo, às alterações hormonais que preparam o corpo da mulher para proteger a gestação e nutrir o bebé: dores de cabeça, enjoos e vómitos, frequência em urinar, desconforto intestinal e prisão de ventre.