Dúvida do internauta: muitas pessoas procuram Tilt para descobrir como encontrar valores específicos e a média de resultados dentro de uma tabela. Para fazer isso, é preciso usar as fórmulas de maior, menor, máximo, mínimo e média do Excel.
O vídeo abaixo exemplifica o uso destas médias, apesar de todos serem médias os valores podem ser bem diferentes uns dos outros, até porquê o primeiro faz uma média em progressão geométrica, ou seja, da multiplicação dos itens, a segunda média é utilizada para ser um meio termo entre a média geométrica e a média normal, a média interna vai variar de acordo com o valor especificado na porcentagem (segundo parâmetro da função) trata-se da porcentagem que iremos eliminar dos extremos para obtenção de uma média mais padronizada e por fim a média normal é a soma dos itens dividido pela quantidade de itens da amostra.
No entanto, você também pode usar a técnica MÁXIMO SE e MÍNIMO SE com vários critérios, incluindo funções SE adicionais na fórmula. Por exemplo, se os dados incluírem um nome de cliente, podemos encontrar a quantidade mais alta para cada produto, para um cliente específico.
Assim como nas fórmulas do mínimo, o máximo também possui um segundo atributo do tipo condicional, ou seja, ele verifica o maior número de um determinado conjunto de dados e compara com um outro número e retorna o maior número entre estes, vejamos um exemplo.
Inicialmente vamos a diferença entre estas funções, enquanto a fórmula MÍNIMO ignora células com valores de texto, a fórmula MÍNIMOA não consegue lidar com textos, mesmo que eles sejam numéricos, vamos ao vídeo para observar na prática, notem que utilizei a ferramenta de Intervalo Nomeado para não precisar a todo momento ter que selecionar as células.
4. Agora, a ideia é procurar a menor nota entre todas utilizando a fórmula de mínimo. É semelhante à fórmula de máximo, bastando trocar a palavra máximo por mín. Fica assim: =MÍN(B2:B13)
Fórmula: MÉDIA.HARMÔNICA(valor1; valor2) | Descrição: Calcula a média harmônica de um conjunto de dados. A média harmônica é uma das três médias de Pitágoras. Para todos os conjuntos de dados positivos que contêm, pelo menos um par de valores distintos, a média harmônica é sempre a mínima das três médias, enquanto que a média aritmética é sempre a maior das três e a média geométrica está sempre no meio. (Se todos os valores de um conjunto de dados não vazio são iguais, as três médias são sempre iguais umas às outras. Por exemplo, as médias harmônica, geométrica e aritmética de {2, 2, 2} são todas 2.)
Fórmula: MÉDIA.INTERNA(dados; proporcao_a_excluir) | Descrição: Calcula a média de um conjunto de dados, excluindo algumas proporções de dados das extremidades superior e inferior do conjunto de dados. Retorna a média do interior de um conjunto de dados. MÉDIA. INTERNA calcula a média obtida excluindo-se uma porcentagem dos pontos de dados das pontas superior e inferior de um conjunto de dados.
No exemplo abaixo, encontraremos o maior valor para um produto específico em uma lista de vendas com vários produtos. A fórmula será inserida na célula E2 e depois copiada para E4.
Como todos sabemos, a função Média normal obterá o valor médio de todas as células selecionadas no Excel. Mas aqui, você deseja calcular a média excluindo os valores mais altos e mais baixos dos números selecionados, como você poderia resolver esse problema?
O Cálculo de valores mínimos, máximos, médias e mediana podem te trazer uma profundidade dos dados, é mais fácil se trabalhar com uma determinada informação quando conhecemos seus limites, vejamos como calcular estes dados nas Planilhas do Google.
A primeira, segunda e quarta células no intervalo_critérios1 correspondem ao critério "a". Das células correspondentes no intervalo_mín, A2 tem o valor mínimo. Consequentemente, o resultado é 10.
3. Neste exemplo, o objetivo é encontrar a sétima maior nota. Para isso, apenas troque o 2 da fórmula explicada na foto anterior por um 7. No exemplo, ficou assim =MAIOR(B2:B13;7)
2. Se quiser, por exemplo, encontrar o segundo maior valor na tabela, utilize a fórmula =MAIOR(célula inicial:célula final;2). Se desejar encontrar a terceira, troque o 2 por 3 e assim por diante. Fica assim =MAIOR(B2:B13;2).
Há alguns dias nós do site tudoexcel.com.br tivemos um comentário, solicitando uma solução para criar uma média, eliminando valores mínimos e valores máximos. Recentemente um professor fez esta mesma pergunta via e-mail. Então decidimos adicionar um artigo, para mostrar como fazer uma planilha, com funções necessárias, para fazer este cálculo.
O argumento critérios2 é a célula A8. No entanto, como a célula A8 está vazia, é processada como 0 (zero). As células no intervalo_critérios2 que correspondem a 0 são a D5 e D7. Por fim, das células correspondentes em intevalo_mínimo, A7 tem o valor mínimo. Consequentemente, o resultado é 1.
6. A fórmula de média serve para calcular o valor médio das células selecionadas. Para fazer isso, siga o exemplo: =MÉDIA(B2:B13). Considere que, no exemplo, B2 é a célula inicial e B13, a final
No intervalo_critérios1, as células B2, B6 e B7 correspondem ao critério 1. Das células correspondentes no intervalo_mín, A7 tem o valor mínimo. Consequentemente, o resultado é 88.
Calcular o menor ou o maior número em um intervalo
Exemplo
Assim como na função MAIOR, quando usamos a função MENOR no Excel também é preciso estar atento com os seguintes pontos:
Primeiramente, precisamos identificar qual foi o menor preço ofertado e para cada produto. Para tanto, vamos utilizar a função MÍN(). No Excel 2003, a função correspondente é a MÍNIMO(). Com isso, descobrimos que o menor valor ofertado para o Produto A foi 1.
Para usar o recurso da aba de preenchimento é só clicar e arrastar o ícone até onde deseja preencher, sejam 10, 20 células, ou até mais. Veja que no momento em que você está arrastando a seleção, o Excel já vai lhe dando uma prévia dos valores que serão inseridos. Solte e veja como fica.
Funções maior e menor para fazer ranking no Excel
Em uma Tabela Dinâmica, clique na pequena seta ao lado das células Rótulos de Linha e Rótulos de Coluna. Clique em um campo na linha ou coluna que você quer classificar. em Rótulos de Linha ou Rótulos de Coluna e clique na opção de classificação desejada.
Na guia Dados, no grupo Classificar e Filtrar, siga um destes procedimentos:
Classificar de forma rápida e fácil
Como colocar em ordem alfabética no LibreOffice