ELES SE LOCOMOVEM ANDANDO, CORRENDO, SALTANDO, RASTEJANDO OU VOANDO. OS ANIMAIS QUE VIVEM NAS ÁGUAS DOS RIOS, LAGOS E MARES SÃO CHAMADOS DE AQUÁTICOS. ELES SE LOCOMOVEM PRINCIPALMENTE NADANDO. ALGUNS VIVEM PARTE DA SUA VIDA EM AMBIENTE AQUÁTICO E PARTE EM AMBIENTES TERRESTRES.
Locomovem-se por uso simultâneo dos espinhos e pés ambulacrários. Vivem permanentemente presos ao fundo oceânico ou se movem lentamente sobre o substrato. Vivem em rochas, no lodo e no fundo do mar. Alimentam-se de plantas marinhas, matéria animal morta e pequenos organismos.
Resposta. Resposta: Apesar de os pés ambulacrais serem a forma de locomoção mais conhecida, os equinodermos também se locomovem de outras formas. ... No caso dos ouriços-do-mar, observa-se também a utilização de seus espinhos para a locomoção, sendo essas estruturas usadas para empurrar o substrato.
→ Pés ambulacrais Apesar da existência de outros tipos de locomoção, os pés ambulacrais destacam-se como a principal forma de movimentação dos equinodermos, principalmente no grupo que inclui as estrelas-do-mar.
A maioria dos equinodermos se locomove rastejando pelo fundo do mar. Essa locomoção é lenta e realizada por meio dos chamados pés ambulacrais, pertencentes ao sistema ambulacral, a principal característica desse filo.
O endoesqueleto mesodérmico dos equinodermos é formado de pequenas placas de calcário e espinhos, que formam um rígido suporte que contem em si os tecidos do organismo; alguns grupos têm espinhos modificados chamados pedicelários que possibilitam a vida livre.
Locomove-se por uso simultâneo dos espinhos e pés ambulacrários. Alimenta-se de plantas marinhas, matéria animal morta e pequenos organismos. Palavra-chave: corpo, espinhos, móvel, boca,oral, pés ambulacrários, Zoologia, Biologia, Ciências.
Os equinodermos podem ser divididos em cinco classes: Asteroidea (estrelas-do-mar), Ophiuroidea (estrelas-serpentes), Echinoidea (ouriços-do-mar e bolachas-da-praia), Holothuroidea (pepinos-do-mar) e Crinoidea (lírios-do-mar).
Podemos afirmar que são bons exemplos de representantes do equinodermos, os que seguem abaixo:
Circulação, Excreção e Respiração A excreta liberada pelos equinodermos é na forma de amônia que é enviada para o meio externo através das pápulas e dos pés ambulacrais por difusão. Os equinodermos podem realizam as trocas gasosas através de brânquias primitivas localizadas próximas a boca desses organismos.
Os equinodermos são exemplos de animais que apresentam diferenças durante sua vida, sendo que, na fase larval, apresentam simetria bilateral; enquanto, na fase adulta, apresentam simetria radial.
Os equinodermos são um grupo de animais que vivem no ambiente marinho e apresentam um esqueleto interno (endoesqueleto) formado por placas calcárias, o qual porta, comumente, espinhos ou tubérculos salientes.
Resposta. Resposta: Os animais podem ter tanto a simetria bilateral quanto a radial, todavia, há ainda os que são assimétricos. Os cnidarios e equinodermos apresentam a simetria radial, e os nematelmintos contém a bilateral.
Animais como a medusa e anêmonas - Filo Cnidaria - e a estrela-do-mar e ouriço-do-mar - Filo Echinodermata - têm simetria radial (vários eixos de simetria). A maioria dos animais tem simetria bilateral, isto é, com um único eixo de simetria.
Inicialmente, os animais são identificados em dois grupos, os que possuem cordão nervoso e os que não o possuem. Os primeiros são os vertebrados, animais superiores e os últimos são os invertebrados. Os invertebrados apresentam a maior riqueza de diversidade de tipos de animais.
Os equinodermos, na fase larval, apresentam uma simetria bilateral e somente quando se tornam adultos é que adquirem simetria radial.
A palavra “equinodermos”vem do grego e significa echinos = espinho; dermatos = pele, ou seja, os equinodermos são animais que possuem o corpo todo recoberto por espinhos. Estes, além de terem função de defesa, também atuam na locomoção do animal.
A semelhança entre os equinodermos e os cordados, ou seja, os animais vertebrados, é a existência de notocorda, ou seja um sistema nervoso que é protegido, apresentam também sistema circulatório fechado para as trocas gasosas, ... Os equinodermos são animais que habitam o ambiente marítimo.
Características Gerais. Os equinodermos são triblásticos, celomados e deuterostômios. Durante a fase larval apresentam simetria bilateral e na fase adulta, a simetria é radial. Os animais equinodermos apresentam uma grande diversidade de formas, tamanhos e modos de vida.
As características fundamentais e exclusivas de um cordado são a notocorda, o tubo nervoso ou tubo neural e as fendas faríngeas ou branquiais.
A característica principal deste filo é que durante a fase embrionária todos apresentam tubo nervoso dorsal, notocorda, fendas faringianas e cauda pós-anal. Além disso, são animais triblásticos, enterocelomados, metamerizados, deuterostômios, com simetria lateral e apresentam sistema digestório completo.