Verificado por especialistas O colapso e a instabilidade política das estruturas soviéticas cederam as manifestações populares que reivindicavam a remoção do muro chegando ao ponto de destruí-lo, pondo fim a divisão das Alemanhas e, posteriormente, do mundo.
Resposta. Resposta: Em 9 de novembro de 1989, com a crise do sistema socialista no leste da Europa e o fim deste sistema na Alemanha Oriental, aconteceu a queda do muro. Cidadãos da Alemanha foram para as ruas comemorar o momento e ajudaram a derrubar o muro.
Resposta: Há 20 anos, a queda do Muro de Berlim (1961-1989) abriu caminho para a reunificação da Alemanha, acelerou o fim dos regimes comunistas no Leste Europeu, colocou um ponto final na Guerra Fria (1945-1989) e foi um dos fatores que contribuíram para o surgimento do mundo globalizado.
A queda do Muro de Berlim abriu o caminho para a reunificação alemã que foi formalmente celebrada em 3 de outubro de 1990. Muitos apontam este momento também como o fim da Guerra Fria. O governo de Berlim incentiva a visita do muro derrubado, tendo preparado a reconstrução de trechos do muro.
A queda do Muro de Berlim foi um ato apenas simbólico, mas marcou o início de um processo político que culminou com a reunificação da Alemanha. O chanceler da Alemanha Ocidental, Helmut Kohl, engajou-se para isso e, no dia 3 de outubro de 1990, a Alemanha reunificava-se e o lado socialista deixava de existir.
9 de novembro de 1989
Resposta: O fechamento da fronteira e a construção do Muro de Berlim conseguiram praticamente acabar com o êxodo de cidadãos para a Alemanha Ocidental. Estima-se que, depois do muro, somente cerca de cinco mil alemães orientais conseguiram fugir do país, e, entre 1961 e 1989, 140 pessoas morreram tentando cruzá-lo.
novembro de 1989
O Muro de Berlim foi construído, em 1961, como parte de uma decisão da Alemanha Oriental e da União Soviética para isolar Berlim Ocidental e impedir que a população da Alemanha Oriental mudasse-se para o outro lado. O muro simbolizou mundialmente a polarização que marcou o século XX durante a Guerra Fria.
O Muro de Berlim foi construído em 13 de agosto de 1961 e derrubado 28 anos depois, em 9 de novembro de 1989. O muro dividiu a cidade de Berlim em duas, a fim de evitar a emigração da população de Berlim Oriental para o lado Ocidental.
As duas grandes consequências da queda do Muro de Berlim foram: Contribuiu para acelerar a queda do bloco comunista. Contribuiu para a reunificação da Alemanha.
As suas grandes consequências foram: Contribuiu para a queda do bloco comunista do leste europeu. A ruína do bloco já estava em andamento e a queda do muro foi mais um elemento nesse processo. Contribuiu decisivamente para a reunificação da Alemanha.
São consequências da queda do muro de Berlim, EXCETO: * A)Abertura do caminho para ao fim do domínio da União Soviética sobre os países do leste da Europa.
A 9 de novembro de 1989, caía o muro que foi o símbolo da Guerra Fria. ... A chanceler lembrou que foi a 9 de novembro que os nazistas desencadearam em 1938 a perseguição sistemática contra os judeus. Por isso, afirmou, é preciso "enfrentar o ódio, racismo e o antissemitismo".
Resposta. Resposta: umas das contribuições foi a multipolarizada ,que acelera a globalização e a concentração de capitais.
Qual dos fatores abaixo não contribuiu diretamente para a queda do Muro de Berlim: a) Crise econômica enfrentada pela Alemanha Oriental. b) Falta de liberdade existente no bloco comunista. c) Eleição de um governo não comunista na Polônia. d) Escolha de Alexander Dubcek como primeiro secretário de PC da Checoslováquia.
Resposta: era a divisão da era socialista da capitalista. Explicação:O. muro de Berlim foi construído durante a Guerra Fria, com o objetivo de impedir o fluxo de pessoas entre a Alemanha Ocidental (capitalista) e Alemanha Oriental (socialista).
Após a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental em consequência da bipolarização mundial. ... Esse muro dividiu fisicamente as Alemanhas e foi o principal marco da Guerra Fria e da separação do mundo entre as duas ideologias contrárias, o capitalismo e o socialismo.
Resposta. Resposta: umas das contribuições foi a multipolarizada ,que acelera a globalização e a concentração de capitais.
O muro de Berlim foi construído no período da Guerra Fria para dividir as fronteiras ente a Alemanha Oriental(RDA-socialista) e a Alemanha Ocidental(RFA-capitalista). A parte ocidental era capitalista comandada pelos EUA e a parte oriental era socialista comandada pela URSS.
Resposta: Muro de Berlim foi uma barreira física construída pela República Democrática Alemã (Alemanha Oriental - socialista) durante a Guerra Fria, que circundava toda a Berlim Ocidental (capitalista), separando-a da Alemanha Oriental (socialista), incluindo Berlim Oriental.
Resposta. A falta de democracia, o atraso econômico e a crise nas repúblicas soviéticas acabaram por acelerar a crise do socialismo no final da década de 1980.
O processo de unificação da Alemanha após a queda do muro foi bem pacifica. A união soviética concordou em retirar-se da Alemanha oriental e logo a Alemanha passou a ser um único país novamente.
Em 9 de novembro de 1989, cinco dias depois de meio milhão de pessoas se reunirem em Berlim Oriental em um protesto, o muro que dividia a Alemanha Oriental comunista da Alemanha Ocidental desmoronou.