A insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, controla a quantidade de glicose no sangue. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, que obtemos por meio dos alimentos, como fonte de energia.
Conheça alimentos indicados para diabéticos que ajudam na produção de insulina
Quando ocorre a hipoglicemia o pâncreas produz o glucagon, que age no fígado, estimulando-o a “quebrar” o glicogênio em moléculas de glicose. A glicose é, então enviada para o sangue, normalizando a taxa de açúcar.
É com a ajuda de um hormônio produzido pelo pâncreas, chamado insulina, que as moléculas de açúcar entram nas células do corpo, onde são utilizados como fonte de energia. Quando comemos, o pâncreas manda insulina para a corrente sanguínea e esta se liga aos açúcares, o que permite a sua entrada nas células.
Conheça algumas das frutas mais indicadas para diabéticos:
Tecnicamente, pela ótica da medicina, o diabetes não tem cura. Se a pessoa desenvolve a doença devido ao aumento de peso e ela emagrece, os níveis de açúcar se normalizam, e isto muitas vezes é visto como cura.
Mulheres diabéticas aos 50 anos de idade têm expectativa de vida de mais 34 anos, mas elas podem passar 21 desses anos, em média, vivendo com menor autonomia. Homens diabéticos aos 50 anos de idade podem viver mais 30 anos e passam em média 17,3 desses anos vivendo com deficiências, de acordo com Dianna.
O diabetes tipo 2 caracteriza-se pela produção insuficiente de insulina, pelo pâncreas, ou pela incapacidade do organismo de utilizar a insulina produzida de forma eficiente. É mais comum em pessoas com mais de 40 anos, acima do peso, sedentárias, sem hábitos saudáveis de alimentação.
Doença cardiovascular é a principal causa de morte entre diabéticos. A diabete, geralmente, é associada a consequências como perda de visão, problemas renais e amputação de membros inferiores.
Diabéticos são mais propensos a morrer por suicídio ou abuso de álcool. Novo estudo revela uma associação alarmante: pessoas que têm qualquer tipo de diabetes são mais propensas a morrer por suicídio, consumo abusivo de álcool ou de algum acidente.
Para que você consiga ter uma vida normal mesmo com o diagnóstico de diabetes, é necessário, portanto, se cuidar. Isso implica basicamente em manter uma boa alimentação, praticar atividade física regularmente e seguir a recomendação e uso correto das medicações prescritas pelo médico.
Uma das características do diabetes mal controlado é o emagrecimento que ocorre apesar do paciente alimentar-se com frequência. O problema é que a glicose ingerida não é aproveitada pelo organismo.