Calculo de Treliças
Geralmente, essas peças possuem 32 centímetros de largura e a altura pode variar entre 7cm, 12cm, 16cm, ou 20cm.
A laje h8 se difere da laje h12 pelo tamanho do fio da viga treliçada. Contudo, mais importante que isso é o comprimento dos vãos e o nível de carga que a laje suporta. A laje h8 tem altura de 5 centímetros no concreto, no isopor 11 centímetros e suporte de peso por metro cúbico de 10 a 12 kg.
O calculo do volume de concreto para laje treliçada modelos H8 e H12 é muito simples. Multiplica-se a área da laje (m²) por 0,08 para modelo H8 e 0,10 para modelo H12. Importante: O calculo do volume de concreto colocado acima é um padrão adotado pela maioria dos profissionais e empresas da área.
O cálculo de volume de concreto é feito em metros cúbicos (m³), e pode ser usado na construção de pilares, cintas, vigas e até mesmo lajes. A fórmula básica é a seguinte: V = L x C x H, sendo V = volume, L = largura, C= comprimento e H = altura.
6 cm
E para cada traço escolhido haverá sempre um rendimento diferente para o mesmo material. Assim, numa laje com proporção 1:1,5:3, o saco de cimento de 50 kg terá rendimento de 7,7. Já numa coluna de 1:2:4, o mesmo saco renderá 5,94.
Um traço de 1:2:3, por exemplo, indica que a proporção será de 1 parte de cimento por 2 partes de areia e 3 partes de brita, sempre obedecendo essa ordem. Já a quantidade correta de água varia porque depende da umidade da areia e da trabalhabilidade final do concreto.
Por exemplo, para fazer uma fundação, o traço de concreto é de 5 latas de 18L de areia, 6 latas da mesma medida e meia de pedra e 1 lata e meia de água para cada saco de cimento.
36 litros
O próximo passo é saber as dosagens certas: para concreto firme, usado em vigas e pilares, utilize 1 porção de cimento para 3 porções de areia e 2 porções de brita. Para concreto fino, usado em acabamento de paredes, pisos, muros, use apenas a areia e o cimento na proporção 1 de cimento para 3 de areia.
Prepare a mistura seca misturando o cimento e a areia em uma proporção 1:2; Coloque a brita ou cascalho em uma proporção 1:3 em relação ao cimento e misture novamente; Faça um buraco no meio da mistura e acrescente água lentamente, mexendo sem parar até que o concreto fique com uma consistência uniforme.