EQST

Como Identifico Uma Criança De 5 Anos De Idade Com Alto Risco A Crie Dentria?

Como identifico uma criança de 5 anos de idade com alto risco a cárie dentária?

Diversas são as pesquisas que estabelecem uma forte associação entre experiência de cárie e indicadores socioeconômicos39,45-51. O sinal clínico inicial da doença cárie na infância é a presença de manchas brancas e opacas, que são áreas desmineralizadas pela presença de biofilme dental (Figura 1).

Como tratar a cárie em crianças?

O tratamento de cárie infantil em dentes de bebê pode envolver desde um preenchimento até uma pulpectomia para remover a polpa danificada, preservando ao mesmo tempo a funcionalidade do dente. Tratar as cáries dos dentes temporários a tempo evita que os dentes permanentes que tomam o seu lugar sejam afectados.

Quais são os pacientes de alto risco a doença cárie?

Sabemos que os pacientes em risco à cárie dentária incluem aqueles com certos fatores relacionados à saúde geral (doenças, indivíduos comprometidos física ou mentalmente), pacientes com fatores epidemiológicos (morar com uma família com alta incidência de cárie ou com uma experiência anterior de cárie, especialmente ...

Quais os principais fatores de risco para cárie?

FATORES DE RISCO PARA A CÁRIE DENTÁRIA
  • – Permanência de placa bacteriana por períodos prolongados (falta de regularidade no uso da escova e do fio dental).
  • – Presença de defeitos no esmalte.
  • – Uso ineficiente ou falta de uso da escova e do fio dental.
  • – História de inflamação gengival.
Mais itens...•15 de jul. de 2019

Qual é a melhor forma de prevenir cárie em crianças?

Escove os dentes de seu filho pelo menos 2 vezes ao dia. Se o médico de seu filho ou dentista recomenda creme dental com flúor, use apenas um pouco de creme para crianças menores de 2 anos. Os melhores horários para escovação são após café da manhã e antes de dormir.

Qual a classificação individual de risco a cárie?

As classificações de risco para cárie e doença periodontal foram divididas em três categorias: baixo, médio e alto risco, consideradas variáveis dependentes de acordo com a atividade e história da doença e pontuada a pior situação encontrada.

Qual a participação do fluoreto na instalação da doença cárie?

A literatura mostra que o aumento do teor de fluoretos em água de abastecimento eleva a prevalência de fluorose e diminui o índice de cárie até certo ponto, já que com as alterações póseruptivas da fluorose, o CPOD aumenta consideravelmente, principalmente em função do componente obturado33.

Quais são os fatores moduladores da doença cárie?

(2012), engloba fatores necessário (acúmulo de biofilme), determinantes (negativos: açúcar, considerando o tipo e frequência de consumo; positivos: exposição a fluoretos) e moduladores (biológico, como a saliva; e sociais, como o contexto socioeconômico de inserção do indivíduo).

O que é risco de cárie?

Enquanto por meio da avaliação da atividade de cárie se estabelece a condição da lesão no momento do exame clínico, se está ativa ou paralisada, o risco de cárie se refere à probabilidade do surgimento de novas lesões e da progressão das já existentes6.

Como prevenir a doença cárie?

Descubra como prevenir as cáries com essas dicas simples
  1. Troque a sua escova de dentes de três em três meses. Escovar os dentes regularmente é fundamental para prevenir as cáries. ...
  2. Não se esqueça de usar o fio dental. ...
  3. Beba bastante água. ...
  4. Evite cigarros. ...
  5. Vá ao dentista regularmente.
9 de nov. de 2020