Como identificar uma crnica jornalstica? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Crônica jornalística Texto muito utilizado pela imprensa brasileira para retratar e refletir sobre temas da atualidade em uma linguagem um pouco mais leve. Esse tipo de crônica possui um caráter mais narrativo e argumentativo, mas sempre trazendo a leveza textual.
Qual é a estrutura textual da crônica?
A crônica narrativa é aquela que contém apenas elementos da narração em sua estrutura, ou seja, que apresenta personagens, tempo, espaço e enredo. Nessas crônicas, não há longos trechos reflexivos ou argumentativos, como é comum naquelas publicadas em jornais.
Como se faz uma crônica esportiva?
2 A crônica esportiva não precisa apresentar uma abordagem técnica, objetiva; o que se destaca nesse gênero é a análise. E, ao fazer sua análise, o cronista pode selecionar um aspecto (uma pessoa, um fato) e abordá-lo de forma espontânea, com extrema subjetividade.
Como escrever as falas dos personagens?
Você pode usar aspas (“”), a forma tradicional anglo-saxã, ou nem mesmo marcar os diálogos. Fica ao seu critério. No caso da pontuação, optando por travessão, você deve iniciar a frase com travessão (–), colocar a falar do personagem, seguida de um novo travessão (–), a explicação de quem disse e, então, o ponto final.
O que é uma crônica esportiva?
Crônica esportiva Uma função específica do Jornalismo Esportivo é o Cronista Esportivo, um jornalista especializado em narrar momentos e lances de um jogo ou competição sob a forma de crônica, um texto mais leve e literário. O principal cronista esportivo da história brasileira foi Nelson Rodrigues.
O que é uma crônica como fazer?
A crônica é um texto que tem a idade delimitada e narra fatos históricos, seguindo uma ordem cronológica. Geralmente faz uma crítica ou comentário sobre algo que está sendo debatido no momento. Em primeiro lugar, uma crônica deve ser curta, essa é sua primeira regra de ouro.