Essa ordem começa com a utilização do carboidrato como a principal fonte de energia, por isso a necessidade de se alimentar com este nutriente antes da prática de exercícios físicos. Depois de um período, o organismo metaboliza a gordura e por último consome as proteínas musculares.
Os alimentos energéticos são representados principalmente por alimentos ricos em carboidratos, como pães, batatas e arroz. Os carboidratos são os nutrientes mais básicos para dar energia às células, sendo fáceis e rápidos de usar.
O que são alimentos energéticos? Os alimentos energéticos são aqueles que, no processo de digestão, tornam-se rapidamente fonte de energia para as funções do nosso organismo.
Alimentos Reguladores são aqueles que, como o próprio nome sugere, regulam e controlam as funções do organismo, mantendo o seu bom funcionamento. Este grupo possui alimentos ricos em vitaminas, minerais, fibras e água, atuando no sistema imunológico e facilitando a digestão entre outros inúmeros benefícios.
Assim como os carboidratos, os lipídios também são nutrientes energéticos, e, são fontes de energia para as células. Por fazerem parte das membranas das células, os lipídios também são denominados substâncias estruturais ou construtoras.
Conheça os 8 grupos alimentares
Carboidratos, lipídeos e proteínas são macronutrientes presentes nos alimentos para o fornecimento de calorias/energia. A energia é utilizada para as funções vitais do organismo: respiração, circulação, síntese protéica, renovação celular e trabalho físico.
Na Pirâmide Alimentar, os alimentos são classificados em oito grupos, a saber:
Existe, ainda, um grupo de alimentos classificados como reguladores, que ajudam no funcionamento correto do corpo e prevenção de doenças. São eles os sais minerais e as vitaminas. Sais minerais são encontrados na água, e em diversos outros alimentos, tanto de origem vegetal quanto animal.
Principais alimentos ricos em proteínas. Os alimentos mais ricos em proteínas são os de origem animal, como a carne, o peixe, ovo, leite, queijo e iogurte.
Os alimentos são classificados em cinco grupos: * Alimentos do grupo 1: representado pelo leite e derivados, com exceção da manteiga e da nata; são os alimentos ricos em proteínas, cálcio, magnésio e vitaminas B2. ... * Alimentos grupo 4: no grupo dos amidos, estão os cereais, as massas, os feculentos, o mel e os pães.
Alimentos ricos em proteínas: conheça 10 deles e saiba como usá-los na sua dieta