A gorjeta é uma gratificação ou taxa de serviço, em dinheiro que é paga de maneira voluntária pelo cliente, que está satisfeito e agradecido pelos ótimos serviços prestados. Com a lei da gorjeta a empresa que oferece o produto ou serviço estabelece uma taxa de gorjeta que é geralmente de 10% do valor que foi consumido.
Por sua vez, a gorjeta denominada “compulsória”, é toda quantia cobrada como adicional nas contas, fixadas nas notas de despesas ou pré-contas entregues aos clientes.
As empresas que cobrarem a gorjeta deverão lançá-la na respectiva nota de consumo. As novas disposições entraram em vigor em Portanto, a partir daquela data, o registro contábil da gorjeta deve ser em conta do passivo, e não mais em conta de receita bruta.
Quem tem direito ao recebimento dos 10%? As gorjetas oferecidas ao empregado de forma espontânea, por outro lado, serão exclusivas daqueles que as receberam. ... Portanto, ao contrário do que muitos pensam, as gorjetas não têm como destinatário final somente o garçom.
A divisão de gorjetas se refere à prática de todos os funcionários juntarem suas gorjetas no fim do turno e então dividi-las igualmente entre eles.
Além disso, os garçons tem direito a um intervalo de no mínimo uma hora para refeição, adicional noturno para quem trabalha após as 22h e recebimento integral da gorjeta de 10% cobrada do cliente; É proibido obrigar o garçom a limpar a casa - é dupla função.
Aqui no Brasil e em outros países latino-americanos, a gorjeta não é obrigatória, mas alguns estabelecimentos costumam incluir uma taxa de 10% pelos serviços prestados. ... Outra taxa extra eventualmente aplicada é conhecida como couvert artístico, cobrado em restaurantes e bares com música ao vivo.
18%
10%
Já no México, em especial em Cancún, é bem comum deixar a gorjeta em forma de agradecimento pelo serviço prestado. Se você estiver em um restaurante, por exemplo, e gostar muito do atendimento do garçom, é possível deixar de 10% até 15% diante da ótima receptividade e gentileza estabelecida.
Em espanhol chama-se propina. Os salários nos funcionários geralmente são baixos, então a gorjeta é parte importante da remuneração. O ideal é dar sempre entre 10% e 15%, mesmo em hotéis all-inclusive. Se você usar o táxi ou guias em passeios, também recomenda-se dar a gorjeta.
Principal idioma utilizado em Cancún Tanto nesta cidade, como em todo o México, a maioria das pessoas utilizam a língua espanhola para se comunicar com moradores e turistas da localidade.
Você sabe quais os documentos que precisa para ir a Cancún?
Precisa de visto para visitar Cancún? Brasileiros que visitam o México a negócios, trânsito ou turismo por até seis meses não precisam de visto. Ao chegar no país, basta apresentar um passaporte válido durante o período da viagem.
Nossa recomendação é sempre levar um valor em espécie (dinheiro vivo), em torno de 500 a 1000 reais convertidos em pesos por pessoa, para economizar no IOF e pagar pequenos gastos do dia a dia.
Cidadãos brasileiros não precisam de visto para entrar no México....Não é preciso visto, mas documentos impressos
Os cidadãos brasileiros não precisam de visto para viajar ao México até por 180 dias, quando o motivo da viagem seja para realizar atividades turísticas, de negócios, trânsito, esportivas sem remuneração, e qualquer outra atividade não remunerada.