Henry Moseley
Diferentemente de Mendeleev, Moseley organizou os elementos em ordem crescente de número atômico, manteve a organização em colunas horizontais e verticais, mas posicionou os elementos de mesmas características químicas nas mesmas colunas verticais.
Os elementos na tabela estão arranjados horizontalmente, em seqüência numérica, de acordo com seus números atômicos, e se organizam através dos períodos e famílias. ... Famílias ou grupos: As linhas verticais da tabela são organizadas de acordo com as estruturas similares da camada externa dos elementos.
No início do século XX, quando Henry Moseley examinou o espectro de raios x dos elementos, descobriu que todos os átomos de um mesmo elemento químico apresentavam a mesma carga nuclear, e portanto, tinham o mesmo número de prótons, que consistem no número atômico do elemento. ...
a tabela antiga foi feita por Mendeelev que montou "as peças de um quebra-cabeça" onde os elementos não estavam alinhados como hoje e sim estavam todos organizados por massa atômica, densidade e outras características. Depois disso, Moseley mediu a crga e a massa atômica e montou a tabela periódica que conhecemos hoje.
A Tabela Periódica é uma ferramenta na qual temos todos os elementos conhecidos organizados em colunas horizontais e verticais. “As propriedades dos elementos químicos se repetem periodicamente, quando eles são ordenados em ordem crescente de seus números atômicos”. ...
A função da tabela é, sem dúvidas, organizar os elementos químicos de acordo com suas propriedades (físicas e químicas). Esses elementos podem ser metais, semimetais, não metais, dentre outros, de maneira que seja mais fácil localizá-los com seus devidos números atômicos e de massa.
Na tabela periódica, a família dos halogênios é composta pelos seguintes elementos: flúor, cloro, bromo, iodo e astato. Família dos Halogênios: conhecida também como VII A, é uma das mais conhecidas famílias da Tabela Periódica, os elementos que a compõe são: Flúor (F), Cloro (Cl), Bromo (Br), Iodo (I), Astato (At).