Sintomas de Gravidez de Gêmeos Mulheres com 12 ou mais semanas podem ter um abdômen mais saliente do que as outras gestantes devido ao tamanho do útero que claro, se torna maior do que uma gravidez com feto único.
Os gêmeos idênticos, também chamados de monozigóticos ou univitelinos, são formados quando um único óvulo é fertilizado por um único espermatozóide. O ovo (óvulo fertilizado) se divide em duas células completas, que continuam seu desenvolvimento embrionário.
A média é que 66% das gravidezes de gêmeos sejam de bivitelinos. De acordo com as estatísticas, as mulheres negras estão mais propensas a ter gêmeos. Na Nigéria, uma em cada 30 gestações gera gêmeos – ou seja, aproximadamente 5%. Já as mulheres brancas têm 1% de chances de ter gêmeos.
Nem toda mulher consegue engravidar de gêmeos naturalmente, porque o principal fator para que isso aconteça é que ela seja gêmea de outro irmão ou irmã. Nesse caso, a mulher irá amadurecer 2 óvulos de uma só vez, e terá filhos gêmeos, mas não idênticos.
Não existe um tratamento efetivo para a gravidez gemelar em si, mas tratamentos para a fertilização, como os métodos de reprodução assistida, podem aumentar as chances de uma mulher ter gêmeos. A fertilização in vitro, por exemplo, é um dos tratamentos que aumentam as chances de uma gestação múltipla.