Pesquisa Documental
Exploração do Material
Pesquisa Exploratória: Envolve uma maior proximidade com o desenvolvimento do projeto de pesquisa. Pesquisa Descritiva: Levanta dados e utiliza técnicas para a coleta de informações; Pesquisa Explicativa: Tipo de pesquisa que procura explicar os fatores resultantes na problemática central do trabalho.
32) a pesquisa bibliográfica é feita a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites. Por isso, qualquer trabalho científico deve ser iniciado com uma pesquisa bibliográfica.
A escolha vai depender da área, do objeto e dos objetivos da pesquisa.
A pesquisa aplicada busca gerar conhecimento para a aplicação prática e dirigida a solução de problemas que contenham objetivos anteriormente definidos. Esses objetivos podem ser de médio ou curto prazo de alcance, sendo então uma investigação direcionada pelas instituições financiadoras.
Pesquisa básica, também chamada pesquisa pura ou pesquisa fundamental, é uma pesquisa científica focada na melhoria de teorias científicas para melhoria da predição ou compreensão de fenômenos naturais ou de outro tipo. Ela refere-se ao estudo destinado a aumentar nossa base de conhecimento científico.
A principal diferença entre elas é que dentro da pesquisa básica o foco é gerar conhecimento, porém é gerá-lo sem necessariamente ter uma finalidade imediata. É conhecimento por conhecimento. Em contrapartida, a pesquisa aplicada tem a intenção de desenvolver e criar novas tecnologias palpáveis pela sociedade.
A natureza da pesquisa diz respeito à finalidade, à contribuição que ela trará à ciência. Quanto à natureza, as pesquisas podem ser classificadas como básicas ou aplicadas.
A ciência aplicada estuda formas de utilizar tais conhecimentos em benefício do homem, para a solução de problemas práticos, visando uma utilidade econômica social ou o desenvolvimento tecnológico. Enquanto a ciência de base produz o conhecimento novo, a ciência aplicada o reinterpreta.
Ciências Puras: química, biologia, física e outras. ... Ciências Aplicadas: são as aplicações das teorias e das previsões em relação a problemas práticos e reais como em Engenharia e Tecnologia (mais comumente em Pesquisa e Desenvolvimento, conhecidas como P&D).
A pesquisa em ciência de base está preocupada em responder como as coisas funcionam e gerar conhecimentos úteis para o avanço da Ciência sem aplicação prática prevista. As respostas obtidas com esse tipo de pesquisa são muito úteis, pois nos ajudam a entender como as coisas acontecem na natureza.
As Ciências Sociais Aplicadas nada mais são que um conjunto de cursos que visam integrar eixos do conhecimento para compreender as necessidades sociais, as implicações de se viver em grupo e as relações humanas no geral.
Campos
Segundo José Carlos Marion, contabilidade pode ser considerada uma ciência social, pois estuda o comportamento das riquezas que se integram no patrimônio, em face das ações humanas, ainda que se use de métodos quantitativos, não se pode confundi-la com as ciências matemáticas.
A ciência contábil é uma ciência social, uma vez que por definição a contabilidade é “a ciência que estuda os fenômenos patrimoniais, preocupando-se com realidades, evidências e comportamentos dos mesmos, em relação à eficácia funcional das células sociais” (Lopes de Sá, 2010).
A Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade.
Alguns exemplos de usuários da contabilidade são: os fornecedores, os investidores, o governo, os funcionários e os bancos. De um modo geral, podemos dividir estes usuários em dois grandes grupos, quais sejam os usuários internos e os usuários externos.
Os usuários internos são proprietários e administradores de todos os níveis da empresa e os usuários externos são os acionistas e investidores e financiadores em geral, como bancos e fornecedores, entidades governamentais como físico e muitos outros.
Os usuários externos da Contabilidade são os bancos, os fornecedores, os governos, etc. ... Já funcionários, sócios, administradores e investidores, por exemplo, são considerados usuários internos da contabilidade.
Na dinâmica do mercado, os principais usuários da Contabilidade são: Investidores - têm uma parcela da empresa; injetam montantes financeiros; administradores - fazem a gestão e contabilidade das empresas.
A contabilidade é importante para os seguintes grupos de interesse da informação contábil: a) Usuários externos – Bancos, Fornecedores, Governos, etc. ... b) Usuários internos: - Sócios, acionistas e investidores (pelo retorno dos investimentos e a segurança da aplicação).