Como Feita A Cirurgia De Hrnia No Estmago?

Como feita a cirurgia de hrnia no estmago

A hérnia ocorre mais frequentemente quando um órgão ou tecido interno penetra através de um orifício ou fraqueza na parede muscular abdominal. Em muitos casos, as pessoas têm nenhum ou muito poucos sintomas de hérnia. Você pode notar um inchaço ou caroço na área do estômago ou na virilha. 

Cólicas abdominais – causas de espasmos no abdômen

• Hérnias de hiato – ocorrem na parte superior do tórax, quando parte do estômago empurra para cima, passando por uma abertura no diafragma chamada hiato. 

A cirurgia para a hérnia de hiato é indicada apenas em casos mais graves e quando o uso de remédios e os cuidados com a alimentação não foram suficientes para aliviar os sintomas causados pelo refluxo gastroesofágico ou quando há estrangulamento da hérnia, por exemplo. 

As diferentes aberturas no diafragma são reforçadas com fibras musculares que asseguram que esses ‘buracos’ não fiquem esticados e maiores com o tempo. Portanto, não há órgãos da cavidade abdominal e entrar na cavidade torácica e vice-versa. No entanto, sob certas circunstâncias, uma pessoa pode nascer com uma abertura maior que o normal ou algum evento pode fazer com que o ‘buraco’ se estique ligeiramente. Mesmo um pequeno aumento no tamanho da abertura pode ser suficiente para que surjam saliências como a hérnia do estômago.

Sintomas da hérnia

Sintomas da hérnia

As pessoas submetidas à cirurgia laparoscópica geralmente experimentam um tempo de recuperação um pouco menor. No entanto, o médico pode determinar que a cirurgia laparoscópica não é a melhor opção se a hérnia for muito grande ou se a pessoa tiver feito cirurgia pélvica.

Casos de hérnia de hiato que são assintomáticos ou causam apenas sintomas de refluxo que podem ser controlados por meio de medicamentos geralmente não precisam de intervenção cirúrgica. É o caso de hérnias menores e das que se enquadram como “hérnia de deslizamento” — em que a porção de ligação entre o esôfago e o estômago se projeta para cima do diafragma.

Democratizando o acesso às cirurgias particulares

Hérnia é um termo médico utilizado para descrever quando um órgão interno se desloca e fica saliente por baixo da pele. Normalmente acontece devido a uma fragilidade da parede muscular, sendo mais comum na região do umbigo, abdômen, coxa, virilha ou coluna, por exemplo.

A cirurgia para hérnia é o melhor tratamento disponível, e consiste em reposicionar o órgão no seu devido lugar, colocando se necessário uma tela de proteção para evitar que a hérnia volte.

Tipos de hérnia

Tipos de hérnia

Além disso, o médico pode indicar o uso de faixas ou cintas abdominais para evitar que a hérnia volte a aparecer até que o local esteja totalmente cicatrizado, o modelo e o tempo de uso da cinta vai depender da gravidade e do tipo da hérnia, além do tipo de cirurgia realizada.

A atenção aos cuidados pré e pós-operatórios é essencial para garantir o sucesso da cirurgia de hérnia de hiato. Antes do procedimento, é fundamental que o paciente se submeta a uma criteriosa avaliação médica para identificação de possíveis fatores de risco que podem comprometer sua recuperação. Em geral, é necessário realizar um hemograma, avaliação cardíaca e exames de imagem específicos.

As alterações na dieta também ajudam a aliviar os incômodos causados pela hérnia de hiato. Essas alterações incluem:evitar o consumo de alimentos com muita gordura ou muito condimentados, evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e dar preferência para refeições mais leves e em pouca quantidade.

Causas da hérnia

Este é um tipo raramente visto de hérnia. Aqui, a junção gastroesofágica permanece em sua posição normal, mas um defeito na abertura diafragmática permite que a parte superior do estômago, conhecida como fundo, se projete para dentro da cavidade torácica. Menos freqüentemente, uma porção do cólon ou até mesmo o baço pode se projetar através da abertura. É também conhecida como uma hérnia hiatal rolante porque o fundo do estômago se rola para fora da cavidade torácica.

A hérnia de hiato, também chamada de hérnia hiatal, surge devido ao enfraquecimento do tecido muscular do diafragma, que acaba permitindo a passagem do estômago. Quando isso acontece, podem surgir sintomas como azia, refluxo gastroesofágico ou sensação de queimação na garganta.

Algumas situações podem fazer com que o hiato esofágico fique enfraquecido e alargado, permitindo que a porção final do esôfago, o estômago ou outros órgãos escapem pelo orifício, formando assim a hérnia de hiato.

Siga nossas Redes

A hérnia muscular pode surgir em qualquer músculo do corpo, mas são mais comuns nas pernas, na região entre os joelhos e o tornozelo. Este tipo de hérnia é mais comum em adolescentes e jovens que praticam atividades físicas intensas.

No caso da cirurgia robótica, a cirurgia de hérnia de hiato é executada por um robô que é manipulado pelo cirurgião, que consegue visualizar as estruturas a serem operadas com o auxílio de imagens geradas em 3D.

A cirurgia de hérnia é um procedimento de rotina, mas, como em todas as cirurgias, há riscos de complicações. Isso pode variar dependendo da operação exata da hérnia e da sua saúde. 

O que é hérnia hiatal 2 cm?

A hérnia de hiato é uma doença em que há um mal posicionamento do estomago e do esôfago. O tórax e a cavidade abdominal têm uma separação interna. Ela é feita pelo músculo diafragma e conta com uma abertura para a passagem do esôfago. O estômago fica na parte de baixo dessa musculatura.