Confira as dicas para ter um controle de qualidade eficiente!
O controle e regulação dos alimentos contemplam uma série de ações que buscam garantir a promoção da alimentação adequada e saudável e a proteção à saúde da população, dos pontos de vista sanitário, biológico, tecnológico e nutricional, respeitando sempre o direito de escolha individual.
Evita desperdícios Higiene, segurança e qualidade são os principais fatores sobre os quais o controle de qualidade de alimentos trabalha. Entretanto, existe um outro fator que é beneficiado por este processo, que é a grande questão de desperdícios, que acontece nos mais diversos pontos da cadeia produtiva.
Para garantir um alimento seguro, são exigidas as boas práticas de fabricação e manipulação, cadastro e certificação de fornecedores, recebimento auditado de matérias primas.
A matéria prima natural tem alto potencial para contribuir no resultado final de produtos industrializados, além dos ganhos de qualidade na produção do alimento. ... Tudo isso com o objetivo de manter a boa forma, melhorar a qualidade de vida e garantir longevidade.
Cada fase do processo de qualidade alimentar tem como objetivo principal atender e assegurar a saúde do consumidor, evitando que ele contraia qualquer enfermidade. ... O controle de qualidade na indústria de alimentos visa principalmente atender às necessidades explícitas e implícitas do consumidor.
A indústria alimentar é aquela que transforma matérias-primas em alimentos consumíveis. Neste sentido, podemos verificar que a principal matéria-prima utilizada nas indústrias de alimentos que produzem açúcar e óleo vegetal é: a cana-de-açúcar.