Receita de muitas avós e mães, a hidratação com babosa é uma técnica que a maioria das pessoas conhecem desde a infância. Isso porque a planta ajuda a nutrir, fortalecer e até evitar problemas de caspa e queda de cabelo.
Use a parte de serra da faca ou um pente fino para raspar cada metade da polpa, deixando que seu gel viscoso caia dentro de um potinho. Verifique se junto com a polpa caíram partes verdes da folha e remova-as. Isso porque, em contato com o couro cabeludo, essas partes podem causar irritação na pele de algumas pessoas.
Apesar de todos os nutrientes da babosa, como a receita feita em casa não é previamente testada por especialistas, é preciso ter bastante cuidado. Isso porque a mistura pode trazer problemas tanto para os fios quanto para o couro cabeludo, dependendo do caso.
Se você deseja ter todos esses efeitos de forma rápida, leia esse post: Liso Escorrido Cabelos de Rainha é Boa? Funciona, Como Usar, Preço, Resenha, Ingredientes, Onde Comprar
Basta lavar o cabelo e aplicar a máscara nos fios. Enxágue após aproximadamente 30 minutos. A gema de ovo repõe algumas proteínas do cabelo, além de ser um condicionador natural.
Por ter uma composição livre de silicones insolúveis e óleo mineral ela também pode ser aplicada no couro cabeludo para acelerar o crescimento, pode ser usada também como co-wash, condicionador e creme de pentear. Não tem como não amar!
Sem contar que o cabelo fica muito cheiroso, pois ela é uma máscara muito cheirosa que contém uma fragância concentrada que fixa no cabelo, sendo um ponto positivo também para quem gosta de cabelo cheiroso por dias após o tratamento e até a proxima lavagem, já que os ativos caseiros não possuem ativos de fragâcia.
Já imaginou se existisse um ativo que deixasse o cabelo mais sedoso, brilhante e que ainda conseguisse fortalecer, hidratar e ajudasse a estimular o crescimento das madeixas?
Sendo também uma otima opção para otimizar a nossa vida corrida, mas sem deixarmos os cuidados com os nossos cabelos de lado, pois precisamos sempre tirar um momento só nosso para cuidar da beleza e saúde dos nossos fios.
Embora seja indicada para todos os tipos de cabelo, é preciso ter um cuidado extra com a babosa nos fios loiros, para que não deixe-os manchados de verde e colocar em risco a coloração!
Basta aplicar a máscara nos fios de cabelo úmidos e aguardar 30 minutos para enxaguar. Para potencializar o efeito da máscara, utilize uma touca plástica ou de alumínio. O resultado são fios hidratados e cheios de brilho.
Você pode comprar folhas de babosa em feiras de rua ou ter a planta na sua casa — aliás, confere aí se sua avó ou mãe possuem essa planta no quintal, ela é relativamente comum. Se tiver em casa, basta cortar uma folha da planta.
A babosa em gel é o jeito mais simples de incorporar o ingrediente à sua rotina de cuidados capilares. Ela serve, principalmente, para acabar com o ressecamento e manter os fios hidratados. Veja como usar nos fios:
E só quem tem o cabelo ondulado, cacheado ou crespo, sabe o que é sofrer com a questão da raiz oleosa e pontas secas – fator causado pela curvatura do fio que faz a oleosidade natural do cabelo não chegar ao final dos fios.
Se você precisa de uma hidratação power, além de fortalecer o cabelo e controlar o frizz, essa receita pode ser uma ótima opção. Veja, abaixo.
O primeiro passo é lavar bem a sua folha de babosa, para retirar a parte amarelada, que tem cheiro forte e é tóxica. Em seguida, com a ajuda de uma faca, corte as laterais da folha, onde estão os espinhos. A partir da base da folha, corte-a ao meio, separando as duas partes verdes da folha e expondo a polpa transparente.
A babosa pode sim ser usada com o creme de hidratação, porém ela deve ser misturada a ele somente na hora da aplicação para manter todos os nutrientes dela e do creme e não alterar os ativos do produto, já que o creme não é usado com tanta frequência.
Sim, pois nesse caso a babosa vai se unir aos ativos do shampoo fazendo com que ele fique mais hidratante impedindo que ele resseque os fios, na hora da lavagem podendo usar o shampoo com a babosa de duas a três vezes na semana internando com um shampoo normal.
Outro mel poderoso para hidratar o cabelo e combater o ressecamento das pontas e dos fios, é o mel de babosa caseiro que ensinei nesse post: Como recuperar o cabelo danificado com mel de babosa caseiro