Se você é um candidato impecável e quer demonstrar que está em compasso com a época, nossos modelos de currículo moderno são feitos para você. Esses estilos exalam uma sensação serena, calma e impassível. Funcionam muito bem para empresas badaladas com foco no aqui e agora.
Em nossa lista de o que apresentar em um currículo, as informações adicionais aparecem por último por um motivo: elas não são obrigatórias. Neste espaço, você vai incluir tudo aquilo que acha relevante, mas não se enquadra nos tópicos anteriores. Isso inclui:
Todas essas dúvidas aparecem para quase 30% dos jovens, de acordo com uma pesquisa feita pelo Núcleo Brasileiro de Estágios, em 2017.
Tendo isso em mente, criamos sete tópicos detalhados com tudo o que precisa ter em um currículo. A ordem abaixo é a mesma que você deve seguir no momento de montar o documento.
Sendo assim, elaborar com atenção o tópico de idiomas em um currículo moderno é muito importante. Para isso não há mistério, basta colocar o local onde estudou seguido do idioma, nível de fluência (básico, intermediário, avançado e fluente) e ano de finalização do curso.
Apesar de ser algo relativamente simples de se elaborar, muita gente fica perdida na hora de desenvolver um currículo: quais as informações obrigatórias? Como resumir as qualificações? É preciso colocar foto? Qual a ordem de cada tópico?
Um modelo de currículo moderno caracteriza-se por cores estimulantes e forte ênfase na parte superior do documento. Tais modelos oferecem amplo espaço para um resumo de perfil personalizado e formatação inteligente para incluir as competências mais relevantes. Linhas fortes conduzem o leitor para baixo e horizontalmente pelo modelo para que nenhuma seção seja perdida. Esses modelos incríveis também contêm espaço em branco suficiente para evitar que o conteúdo pareça confuso.
Esse tipo de estrutura é muito usada em matérias de revistas, blogs ou colunas de opinião de jornais quando, depois do texto, existe um breve resumo de quem o escreveu. De certo modo, ao construir sua carta de apresentação, você também está fazendo um mini currículo.
Para a lista das experiências profissionais, coloque: empresa onde atuou > mês e ano que entrou > mês e ano que saiu. Se ainda estiver empregado, substitua o ano e mês de saída pelo termo “atual”.
Os recrutadores tendem a pesquisar os candidatos nas redes sociais. Sendo assim, caso tenha algo que não deseje mostrar, coloque seus perfis no modo privado. Em contrapartida, invista na atualização do LinkedIn e utilize-o como complemento ao currículo tradicional.
Como você notou até agora, o currículo moderno é composto de várias informações relevantes do candidato. Indo desde dados pessoais até cursos realizados, habilidades e experiência profissional.
Nunca coloque dados falsos no currículo. Além de ser antiético, você será desclassificada do processo seletivo caso o recrutador descubra e perderá a credibilidade para futuras entrevistas.
A formação acadêmica serve para mostrar como você adquiriu todas as habilidades que citou. Aqui entram cursos técnicos, graduações, especializações, mestrados, doutorados e cursos de extensão, basicamente.
Na verdade, em geral, os recrutadores dedicam no máximo 10 segundos à leitura de um CV. Então, qualquer erro no documento ou a presença de informações confusas fará você perder pontos e até ser descartado do processo seletivo.
Sendo assim, o documento precisa ter um conteúdo que apresente o melhor perfil profissional do candidato, de modo a chamar atenção. Do contrário, você vai acabar perdido em meio a centenas, ou até milhares, de currículos que chegam ao setor de Recursos Humanos das empresas.
No caso dos telefones, você também pode incluir números para recado. É só colocar a indicação “recados com” e o nome da pessoa. Se desejar, pode incluir, ainda, o endereço. Porém, não precisa colocar os dados completos, apenas bairro, cidade e estado.
O mini currículo, por sua vez, apresenta um conteúdo extremamente conciso, em geral, com apenas um parágrafo. Seu objetivo é oferecer ao leitor uma ideia básica de quem é o profissional que está sendo apresentado.
Quem está em busca do primeiro emprego ou apenas procurando uma nova oportunidade de trabalho, precisa saber como montar um currículo bom (CV). Afinal, ele é a chave para conseguir entrevistas com recrutadores.
Na hora de listá-los, comece sempre pela formação mais recente até chegar até a mais antiga. Quem está na faculdade ou já se formou não precisa colocar informações sobre o ensino médio.
Como Fazer um Curriculum Vitae Incrível
Veja alguns modelos de currículos gratuitos para baixar e preencher!
Passo a passo: como fazer currículo pelo celular usando apenas o app do Canva
Abra o app do Word e toque em "Novo". Na tela de modelos, deslize para cima até encontrar as opções de currículo. Selecione o modelo que você quer usar.
Veja dicas para preencher cada etapa do currículo: