Como Est A Aposentadoria No Brasil?

Como est a aposentadoria no Brasil

Quem não tem um sonho de conquistar a sua aposentadoria hoje? Muitos brasileiros aguardam por esse momento! Mas muita gente ainda fala que hoje em dia não é mais possível. Mas eu te digo: ainda é!

Se você já realizou seu pedido, fique atento. Pelo Meu INSS e telefone 135 (segunda a sábado, 7h às 22h), é possível saber o andamento do seu requerimento e se precisa “cumprir alguma exigência”, ou seja, se é necessário apresentar algum documento para a análise do requerimento.

Quais as alternativas ou complementos para a previdência social na aposentadoria?

SAIBA+IQ: Quanto investir por mês para ter uma boa aposentadoria?

É com base nesses documentos anexados — nos seus devidos lugares — e nas respostas dadas pelo cidadão na hora de fazer a solicitação, que ocorre a primeira etapa da análise, de forma automática. Se estiver tudo certo com o pedido, ele pode ser concluído automaticamente.  Se faltar alguma informação, o sistema vai solicitar, automaticamente, os documentos que faltam e que são necessários para conclusão da análise do requerimento. E daí sim, se for preciso, o pedido será direcionado para que um servidor conclua a análise.

Muita calma nessa hora! Trata-se, provavelmente, da etapa mais importante na hora de requerer seu benefício, pois é justamente nessa hora que você informa se falta algum dado nos sistemas do INSS ou se precisa corrigir algum valor de “salário de contribuição” (o salário que você realmente recebia em um determinado local de trabalho) para que seu benefício seja analisado corretamente.

Conteúdo relacionado

Conteúdo relacionado

No Rio, ministro dos Direitos Humanos e Cidadania lança projeto Sinalização e Reconhecimento de Lugares de Memória dos Africanos Escravizados. Objetivo é dar visibilidade à história da matriz africana no país. 

Vale mencionar que, com o atual número de benefícios decididos de forma automática todos os meses, cerca de 1,5 mil servidores podem se dedicar à análise dos demais requerimentos que, em razão de sua complexidade, precisam necessariamente da intervenção de uma pessoa para concluí-los.

Deixe um comentário

Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, e Renan Filho, dos Transportes, foram à cidade com uma equipe de técnicos. Informação foi dada pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin.

SAIBA+IQ: Como declarar a previdência privada no Imposto de Renda

A “tela de vínculos e períodos trabalhados e contribuídos” tem a função também de um Simulador. A ideia é justamente facilitar a vida do segurado, já que, se algum período ou vínculo não estiver no sistema do INSS, basta que ele informe nessa etapa.

Quais as regras vigentes para a aposentadoria no Brasil?

 Quais as regras vigentes para a aposentadoria no Brasil?

A reforma da Previdência estabeleceu quatro regras de transição, das quais duas previram modificações na virada de 2021 para 2022. Na primeira regra, que estabelece um cronograma de transição para a regra 86/96, a pontuação composta pela soma da idade e dos anos de contribuição subiu em janeiro: para 90 pontos (mulheres) e 100 pontos (homens).

SAIBA+IQ: Previdência Privada, vale a pena?

Aposentadoria por tempo de contribuição

Importante destacar que, em alguns casos, mesmo que a simulação aponte que o cidadão possui as condições mínimas para a aposentadoria, poderá ser necessária a análise de um servidor, que pode solicitar a comprovação de algum tempo trabalhado. É possível entregar essa documentação pelo Meu INSS – basta anexar os documentos pelo aplicativo ou pelo site.

Atualmente, do total de requerimentos realizados todos os meses pelos cidadãos ao INSS, cerca de 30% já são decididos automaticamente. Em agosto do ano passado, eram apenas 10%, o que demonstra que esse número tende a aumentar cada vez mais.

Direito adquirido

Na segunda regra, que prevê idade mínima mais baixa para quem tem longo tempo de contribuição, a idade mínima para requerer o benefício passou para 58 anos (mulheres) e 63 anos (homens). A reforma da Previdência acrescenta seis meses às idades mínimas a cada ano até atingirem 62 anos (mulheres) e 65 anos (homens) em 2031. Nos dois casos, o tempo mínimo de contribuição exigido é de 30 anos para as mulheres e 35 anos para homens.

Aumente suas chances de ter o benefício analisado automaticamente, ou seja, no ato do requerimento, sem sair de casa. Para isso, é preciso informar corretamente todos os dados sobre seu histórico de trabalho, tais como vínculos (empresas ou locais em que já trabalhou) e períodos trabalhados e contribuídos que, porventura, não estejam registrados no sistema do INSS.

SAIBA+IQ: Como saber qual será a sua aposentadoria?

Quem alcançou as condições para se aposentar por alguma regra de transição em 2022, mas não entrou com pedido no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no ano passado, não precisa se preocupar. Por causa do conceito de direito adquirido, eles poderão se aposentar conforme as regras de 2022.

Aposentadoria por idade

Aposentadoria por idade

Os tipos de aposentadoria hoje variam muito de acordo com a sua profissão ou situação/condição, bem como com o tempo e idade que possui. Em geral, se chega a 28 variações de regras diferentes só no INSS.

Você, segurado do INSS, fique atento ao solicitar sua aposentadoria e aumente suas chances de tê-la analisada o mais rápido possível. Basta informar, nos campos devidos, tudo que precisar para que seu pedido seja analisado.

Por isso, aqui eu vou te explicar quais são as regras atuais, aquelas criadas com a reforma. Mas também vou te explicar quanto precisa se acaso você conseguiu os requisitos antes da data da reforma da previdência.

Como fica a aposentadoria a partir de agora?

Depois que a PEC 06/2019 foi aprovada, os contribuintes devem respeitar as novas regras para aposentadoria por idade, que são: Tempo de contribuição: 240 meses para homens (20 anos) e 180 meses para mulheres 15 anos) Idade mínima: 65 anos para homens e 62 para mulheres.

Como funciona a nova lei de aposentadoria?

A nova regra para aposentadoria unifica a idade mínima no setor público e privado: serão 65 anos (homens) e 62 anos (mulheres). O tempo de contribuição mínimo passa a ser de 25 anos aos novos servidores de ambos os gêneros.

Quem já tem 35 anos de contribuição pode se aposentar?

Para ter direito à este benefício é preciso ter contribuído para o INSS por 30 anos (mulheres) ou 35 anos (homens) completados antes da Reforma. ... Para ter ideia, se você é homem, contribuiu por 35 anos e tem hoje 55 anos de idade, o fator previdenciário vai morder 25% da sua aposentadoria!

Quem tem 37 anos de contribuição pode se aposentar?

Isso quer dizer que: só será possível a Aposentadoria Integral quando, pasmem, houver 40 anos de contribuição, no caso dos homens, e 35 anos de contribuição, no caso das mulheres.

Como calcular aposentadoria por idade 2021?

Agora o valor da Aposentadoria Por Idade será calculado dessa forma:
  1. será feita a média de todos os seus salários;
  2. dessa média, você vai receber 60% + 2% para cada ano de contribuição acima de 20 anos de contribuição para os homens e acima de 15 anos de contribuição para as mulheres, até o limite de 100%